MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Fé e ativismo político movimentam festejos ao Senhor do Bonfim, na BA


Festa secular congrega diversas religiões em culto marcado por procissão.
Fiéis saem da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada.

Henrique Mendes Do G1 BA

Senhor do Bonfim (Foto: Ruan Melo e Henrique Mendes/G1)Festa do Senhor do Bonfim reuniu milhares de pessoas na Bahia (Foto: Ruan Melo e Henrique Mendes/G1)
Na manhã desta quinta-feira (16), a fé levou milhares de pessoas à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador. O motivo da mobilização religiosa é secular. Do templo baiano, desde 1754, são iniciados os festejos ao dia do Senhor do Bonfim.

Neste ano, as homenagens ao santo foram iniciadas, por volta das 8h30, com discursos de líderes das crenças católicas, evangélicas, espíritas, hinduístas e do candomblé. Os discursos dos participantes convergiram nos pedidos de paz e respeito à liberdade religiosa.
"Cada um tem a sua crença e isso é pessoal. Juntos, entretanto, somos apenas diferentes", disse o líder de candomblé Tata Anselmo Santos.
Assim como em todos os anos, o início dos festejos contou com a presença de diversas personalidades políticas, como o prefeito de Salvador, ACM Neto, o governador do Estado, Jaques Wagner, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Este é momento de celebrarmos a paz e o respeito entre pessoas", disse Wagner. 
Com o término dos festejos em frente à Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, por volta das 9h15 (horário da Bahia), fiéis, peregrinos e turistas partiram em caminhada para a Colina Sagrada, no Bonfim, em trajeto de oito quilômetros.
  •  
Senhor do Bonfim (Foto: Ruan Melo/G1)Cortejo sobe a Colina Sagrada para a lavagem das escadarias do Bonfim (Foto: Ruan Melo/G1)
Patrimônio Imaterial
Neste ano, as pessoas que participaram do cortejo tiveram mais um motivo para comemorar. Pela primeira vez, a festa ocorreu sob o título de "Patrimônio Imaterial do Brasil", honra oficialmente conquistada na manhã de quarta-feira (16).
 “Só em Salvador a gente tem uma festa com essa emoção, energia e diversidade", disse o prefeito ACM Neto durante o cortejo, reiterando a conquista merecida. Já o governador Jaques Wagner disse que o título acrescenta valor à festa.
"A Lavagem é uma festa tradicional da Bahia, e o título de Patrimônio Imaterial Nacional valoriza ainda mais essa tradição", acredita Wagner. Agora como bem protegido, a festa será periodicamente acompanhada pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e terão os seus elementos constitutivos monitorados.
  •  
Senhor do Bonfim (Foto: Henrique Mendes/G1)Baianas participam do cortejo em direção à Colina Sagrada, em Salvador (Foto: Henrique Mendes/G1)
Ativismo
A festa religiosa também atraiu diversas manifestações políticas. Com um veículo coberto de folhas, o Grupo Ecológico Amigos da Onça (GEAO), em parceria com o vereador Marcel Moraes (PV), aproveitou o desfile para discutir questões ligadas à preservação florestal e proteção dos animais.
Por todo o o percurso, ativistas políticos aproveitavam a concentração de pessoas para pedir proteção às mulheres, o respeito à diversidade sexual e exigir melhorias de infraestrutura nos bairros.
ACM Neto (Foto: Valter Pontes/Agecom Salvador)Geddel Vieira Lima, ACM Neto, Paulo Câmara e Paulo Souto (Foto: Valter Pontes/Agecom Salvador)
Senhor do Bonfim (Foto: Manu Dias/GOVBA)Ministra Marta Suplicy e o Governador da Bahia na festa do Senhor do Bonfim (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Senhor do Bonfim (Foto: Henrique Mendes/G1)Grupo Ecológico protestou por preservação florestal na Bahia (Foto: Henrique Mendes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário