MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Fiscalização combate captura ilegal durante o defeso do pescado no Pará


11 espécies de peixe estão com pesca proibida até 31 de março deste ano.
Malhadeiras foram apreendidas durante ação de fiscalização.

Do G1 PA

Projeto envolve comunitários em todas as etapas do processo de manejo do pirarucu (Foto: Agecom/Divulgação)O pirarucu, conhecido como o 'bacalhau amazônico', está entre as espécies que estão com a pesca proibida durante o período de defeso na bacia do rio Tocantins. (Foto: Agecom/Divulgação)
Os municípios de Tucuruí, no sudeste do Pará, e Santarém, localizado no oeste paraense, foram os primeiros alvos da fiscalização que combate a captura ilegal de 11 espécies de peixe que estão em período de defeso.
Durante a ação de equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nas bacias Amazônica e do Tocantins foram apreendidas "malhadeiras", principal equipamento utilizado em época de proteção à reprodução das espécies, porém, os donos não foram encontrados. “É permitida apenas a utilização de vara de pesca, linhas de mão e anzóis. Qualquer outro tipo de apetrecho está proibido neste período”, orienta Moema de Jesus, zootecnista da Sema.
As espécies pirapitinga, curimatá, mapará, aracu, pacu, jatuarana, fura calça e branquinha estão em período de defeso na bacia do rio Tocantins e Gurupi até 28 de fevereiro. Na bacia amazônica a proibição da captura ilegal segue até 15 de março, e na ilha do Marajó até 30 de abril. Na bacia do rio Tocantins, a pesca do pirarucu está impedida até 31 de março e na bacia amazônica, além do pirarucu, o tambaqui e o acari também estão no período de defeso até o final de março.
De acordo com a Sema, as fiscalizações continuam até o fim dos períodos de proteção das espécies pesqueiras e atendem a normas do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário