MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fracasso ou farsa?



Por Carlos Chagas - Tribuna da Internet - 15/01/14 
Imagine-se dois exércitos em guerra, um deles preparando fulminante ofensiva contra o  adversário, daquelas capazes de obrigá-lo a render-se. No entanto, dias antes do grande ataque, os atacantes surpreendem seus inimigos anunciando dia, hora e rumo em que atacarão. A consequência será óbvia: os supostos derrotados preparam-se, camuflam seu acampamento, escondem suas tropas e  armas secretas,  deixando  os invasores na frustração de que nada valeram o planejamento e o esforço, pois nada conquistaram. 
Guardadas as proporções, e com todo o respeito, foi o que aconteceu esta semana com os integrantes  da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que anunciaram com dias de antecedência a incursão a ser feita na penitenciária de Pedrinhas, no Maranhão. Preveniram os bandidos, aliás, os de um lado e de outro. Até a  agenda de sua visita divulgaram. Resultado: quando desembarcaram em São Luís, só faltou banda de  música do governo estadual para recepcioná-los.
 
Há quem jure ter visto, na entrada  da cadeia, faixas elaboradas pelos presos com os dizeres: “Saudamos os ínclitos senadores e o nosso querido diretor pelo congraçamento hoje promovido”. Quem sabe até “Viva nossa maravilhosa governadora!”  Se não foi assim, ficou perto, porque o grupo senatorial encontrou tudo armado. No refeitório, tiveram que elogiar a comida. Nos dormitórios coletivos e nas celas, aplaudir as camas bem arrumadas e, nos banheiros, espantaram-se com sabonete e pasta de dente à vontade.
 
Chefiados pela senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da Comissão, e formada pelos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Humberto Costa (PT-PE) e estranhamente João Alberto Sousa e Lobão Filho, ambos do PMDB do  Maranhão, por coincidência o estado e o partido da governadora, os visitantes  não cogitaram da oportunidade de  chegar lá de surpresa, fazendo valer sua autoridade e invadindo o estabelecimento para conhecê-lo como na verdade é, comprovando os horrores denunciados há semanas pela imprensa. Não  perceberam, ou, pior ainda,  perceberam e calaram, diante do fato de que apenas presos escalados previamente aproximaram-se deles, para dar depoimentos pífios e  elogiosos ao sistema penitenciário maranhense.
 
Saíram como chegaram, ou seja, de mãos vazias, fora os dois aliados do esquema partidário que domina o Maranhão, ao qual servem diligentemente. Quer dizer,  nenhum resultado em condições de embasar denúncias, sugestões e projetos  destinados a corrigir as distorções e os horrores do que deveriam ter visto, mas não viram.  Indaga-se porque  não integraram a  representação da Comissão de Direitos Humanos senadores como Pedro Taques, Pedro Simon, Roberto Requião, Luiz Henrique e outros de igual quilate, com conhecimento doutrinário e experiência profissional  no trato com o Direito Penal?
 
Mais uma oportunidade perdida pelo Congresso para cumprir suas obrigações, na hora de as atenções nacionais estarem voltadas para o caos reinante num estado que, por haver ficado rico, permite que se cortem cabeças em suas prisões…

Nenhum comentário:

Postar um comentário