MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

Funcionários filmam rato em corredor de maternidade pública de Alagoas


Santa Mônica é referência em atendimento a gestantes de alto risco.
Servidores estão em greve para cobrar melhores condições de trabalho.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Imagem gravada por celular mostra animal no corredor da Santa Mônica (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Imagem mostra animal no corredor da Santa
Mônica (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Um vídeo gravado a partir de um celular por um funcionário da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, mostra um rato passando pelo corredor da unidade de saúde (assista ao vídeo abaixo). O local, segundo os funcionários do hospital público que é referência no atendimento a gestantes de alto risco em Alagoas, dá acesso ao centro cirúrgico.
Na última terça-feira (14), servidores vinculados à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizaram um ato em frente à maternidade, no bairro do Poço. Eles estão em greve por melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
Valderes de Oliveira, que preside a Comissão de Greve dos Servidores da Uncisal, alerta para o risco de contaminação de pacientes. "Os pacientes, quando estamos em supelotação, ficam em colchões no chão onde tem baratas, ratos e até escorpiões. Muitas vezes é preciso colocar mãe que acaba de parir no chão com o seu bebê".
Uma reunião foi marcada com a reitoria da Uncisal, que gerencia a unidade de saúde, para a próxima semana. O objetivo é cobrar melhorias estruturais, mais investimentos e clareza na prestação de contas das verbas de programas federais.
“Boa parte dos servidores não recebe os adicionais de insalubridade e periculosidade. Também queremos melhores condições de trabalho, atendimento da saúde aos próprios servidores nas instituições e progressão automática de classe. Do jeito que está é um caos, está quase tudo inviabilizado”, expôs o servidor Marcos Chagas durante a mobilização.
Em entrevista à TV Gazeta, a reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska, afirmou que desconhece as denúncias e que nunca recebeu dos servidores nenhum documento sobre isso. Sobre o rato mostrado no vídeo, a reitora diz que há dedetização periodicamente na Maternidade Santa Monica. Em relação à aplicação de verbas federais, Rozangela explica que elas são investidas em reformas e melhorias na estrutura do hospital e que os problemas existentes são resultado de 15 anos de gestões passadas sem investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário