MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Grupo pede saída de padre durante manifestação na Bahia


Protesto ocorreu no município de Lençóis, na última terça-feira (28).
Retirada de garimpeiros da organização de festa religiosa causou protesto.

Do G1 Bahia, com informações da TV Bahia

Um grupo de moradores ligado à Sociedade União dos Mineiros, no município de Lençóis (a 425 km de Salvador),  realizou um protesto na terça-feira (28) pedindo a saída do padre responsável pela Igreja Nosso Senhor do Passos.
Em entrevista à TV Bahia, uma moradora do município que participou da manifestação, Rilza Ribeiro, disse que o pároco local realizou mudanças na tradicional festa do padroeiro da cidade que não agradaram a população.
A modificação mais polêmica, segundo a moradora, foi a proibição da participação dos garimpeiros na organização da festa, o que ocorria há 87 anos. Ainda segundo a moradora, há três anos o mesmo padre proibiu que o cortejo das baianas fizesse a tradiconal lavagem da igreja.
Entrevistado pela TV Bahia, o padre Gercival Vieira disse que respeita as tradições culturais e religiosas do município e atribui o protesto a uma questão política e partidária. Segundo o padre, todas as mudanças na festa foram decididas com a Diocese de Irecê, que é responsável pela paróquia de Lençóis. O padre ainda diz que o protesto não representa  a maioria da população.
Sobre a proibição da lavagem dentro da igreja, o padre explicou que muitas pessoas entravam no local com bebidas e acabavam confundindo as homenagens religiosas com o lado profano.
Os festejos ao Nosso Senhor dos Passos começaram no dia 23 de janeiro e chegam ao fim no próximo domingo (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário