MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Há quase três décadas, tradicional bloco de carnaval celebra o ano novo


Foliões se despedem do ano velho com samba e marchinhas em Porto Velho.
Brincantes do Bloco Mistura Fina ficam sujos de farinha.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Brincantes do bloco Mistura Fina ficam todos sujos de farinha (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Brincantes do bloco Mistura Fina ficam todos sujos de farinha (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Para dar adeus a 2013 e comemorar a chegada de 2014, dezenas de foliões se reúnem no tradicional bloco de carnaval Mistura Fina em Porto Velho. Ao som de sambas e marchinhas compostos pelos próprios brincantes a festa promete seguir até a madrugada de quarta-feira (1). Segundo a organização, o bloco sai às ruas do último dia do ano há quase três décadas e todos os brincantes ficam sujos de farinha.
Uma das organizadoras do evento, Sílvia Pinheiro, conta que o bloco quer celebrar a chegada do ano novo com muita alegria. “É uma festa organizada pelos próprios brincantes que querem muita alegria”, afirma Sílvia que lembra que o bloco foi criado por trabalhadores que vieram para Rondônia na época da construção da Usina Hidrelétrica de Samuel.
Foliões se reúnem para fazer percurso de rua e celebrar a chegada de 2014 (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Foliões se reúnem para fazer percurso de rua e
celebrar a chegada de 2014
(Foto: Ivanete Damasceno/G1)
O administrador Silvano Oliveira já é folião antigo e desta vez trouxe a namorada, Simone Prestes, para conhecer a brincadeira. Simone aprovou a ideia e disse que está ansiosa pelo percurso. “Quero saber como é. Porque ele fala muito bem daqui. Fiquei curiosa”, diz Simone que levou junto o sobrinho Hugo, de 16 anos.
Pela terceira vez na folia, a técnica de enfermagem Vânia Fontenelle, foi acompanhar o marido. “É uma festa de família. Um negócio muito legal”, afirma Vânia que também estava acompanhada de amigos. Um deles era o subtenente do Corpo de Bombeiros Cesar Coimbra que há sete anos participa do bloco. “Aqui é totalmente seguro, é um ambiente familiar e qualquer pessoa pode vir participar”, afirma Coimbra.
Durante a festa, todos os foliões ficam cobertos por farinha, que segundo a organização, já é tradição na festa. “É o bloco do sujo, lembrando as antigas brincadeiras nos carnavais de época”, garante Sílvia que diz o cerca de três mil pessoas são esperadas para a bloco Mistura Fina que vai seguir, em carreata, o percurso entre as ruas Joaquim Nabuco, Almirante Barroso, Marechal Deodoro, Avenida Carlos Gomes, Tenreiro Aranha, Avenida Sete de Setembro, Avenida Nações Unidas até retornar à Rua Bolívia de onde saiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário