MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Hotéis apontam baixa procura para o Mundial


Média de reservas feitas até agora é de dois dias durante jogos do torneio

Hotéis apontam baixa procura para o Mundial Carlos Macedo/Especial
Rede de Porto Alegre foi ampliada, mas está à espera de mais turistas Foto: Carlos Macedo / Especial
Faltam cinco meses para o maior torneio de futebol do mundo, mas nos hotéis de Porto Alegre a movimentação segue em ritmo de amistoso. A expectativa de que a procura de turistas aumentasse após o sorteio dos jogos para a Copa do Mundo, em dezembro, não se confirmou, e agora hoteleiros torcem por uma reação aos 44 minutos no segundo tempo.
_ A enxurrada de ligações não aconteceu _ lamenta Ricardo Ritter, da Ritter Hotéis, que credita a baixa demanda à distância da Capital de outras cidades-sede.
A permanência de turistas em Porto Alegre deve ser menor do que a inicialmente projetada pela rede hoteleira, caso se mantenha o padrão das reservas feitas até o momento. A maioria das confirmadas é de dois dias. As reservas de gaúchos do Interior também estão baixas.
_ É provável que estejam optando por fazer bate-e-volta nos dias de jogos _ afirma Ritter.
Fifa cancelou algumas das solicitações feitas
A redução na quantidade de visitantes foi reforçada pela Fifa, que diminuiu o número de reservas na cidade. Cinco anos atrás, a entidade solicitou exclusividade de 3 mil apartamentos para o Mundial. Agora, das 2.415 reservas na rede Ritter, 740 foram canceladas, a maioria entre os dias 10 e 13 de junho, perto da abertura do Mundial. Berenice Lewin, presidente da Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e responsável pela rede de hotéis Coral Tower, afirma que ainda não recebeu nenhum pedido de cancelamento das reservas da Fifa.
_ Até agora, tem muita consulta e pouca confirmação. A procura de turistas europeus e asiáticos, que costumam definir viagens com antecedência, não está alta. Esperamos que melhore com a proximidade do evento. O que já está claro é que quem virá não passará mais de três dias por aqui. Os hotéis terão boa ocupação, mas por pouco tempo _ afirma.
Carlos Henrique Schmitt, presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre e diretor da rede Plaza, concorda que a estada do turista deve ser curta, mas está mais otimista.
_ A Holanda tem torcida que se mobiliza bastante, a França também. A Argentina, nem se fala, mas vai ser tudo excursionista _ avalia.
 A presença dos hermanos, no entanto, é dúvida para Ricardo Ritter:
_ Sinceramente, eu esperava que a procura fosse bem maior.
Entre leitos e reservas
_ A expectativa para a Copa causou uma grande concentração de projetos de novos hotéis em Porto Alegre, tanto de empresários locais quanto de grupos internacionais.
_ No início do ano passado, a projeção era de que o número de leitos na Capital seria ampliado em ao menos 30%, de 16 mil para 21 mil.
Na torcida por plateia
_ Até junho, mais três hotéis deverão ficar prontos em Porto Alegre, elevando o número de leitos em 1,2 mil.
_ Os donos de hotéis relatam que as reservas na Capital feitas até o momento oscilam entre dois e três dias.
_ A projeção é de boa ocupação, mas por pouco tempo.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário