MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lama em via que dá acesso a hospital causa queda de pacientes


Pacientes denunciam condicões precárias de via em Tarauacá.
Recuperação de via só poderá ser feita no 'verão amazônico', diz Depasa.

Yuri Marcel Do G1 AC

Rua que dá acesso a Hospital no Acre (Foto: Ana Lúcia/ Arquivo Pessoal)Rua que dá acesso a hospital no
Acre (Foto: Ana Lúcia/ Arquivo Pessoal)
Um corte no lábio, um machucado na mão e dor no fêmur. Embora parecesse que foi por causa desses ferimentos que a vigilante Ana Lúcia Arcênio, de 28 anos, resolveu procurar o Hospital de Tarauacá, na última quarta-feira (15), na verdade, ela estava bem até tentar chegar à unidade e escorregar no lamaçal que se formou na Avenida Avelino Leal, que dá acesso ao hospital.

Ana Lúcia estava acompanhando uma amiga que faz tratamento no hospital e que também acabou escorregando e se ferindo.

A Avenida Avelino Leal é uma das principais vias do município de Tarauacá e possui aproximadamente 3 km. Segundo a vigilante, há mais de um ano que a população enfrenta esse problema com a lama, principalmente na época do inverno amazônico. Para ela, a situação é frustrante.
Hospital Tarauaca Acre  (Foto: Ana Rita/ Arquivo pessoal )Ana Lúcia feriu a boca ao cair em lama
(Foto: Ana Lúcia/ Arquivo pessoal )
"O problema é que há muito tempo aquela rua está ruim e a cada dia que passa ela vai ficando pior e ninguém toma providência. Fui acompanhar uma pessoa doente ao hospital e caí. É uma frustração porque a gente procura um Hospital e se depara com essa situação na frente da entrada de emergência. E ainda tem que lidar com as pessoas olhando a gente no chão. Me senti muito mal mesmo", desabafa.

Sem querer se identificar uma outra mulher diz que até mesmo os funcionários do hospital estão sendo prejudicados. "Para trabalhar é impossível, vários funcionários já caíram e chegaram ao trabalho todos melados. A ambulância consegue chegar, mas tem que vir devagar. Eles tapam os buracos, mas no dia seguinte está ruim de novo, pois, é um trabalho mal feito", diz.

Hospital Tarauaca Acre (Foto: Ana Lúcia/ Arquivo pessoal )Paciente mostra o joelho ferido ainda com a lama do local (Foto: Ana Lúcia/ Arquivo pessoal )
Obra poderá ser feita apenas no verão
O diretor de pavimentação do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), Marcos Lourenço explica que o estado fará a recuperação da avenida, mas a responsabilidade pela manutenção da via é da Prefeitura de Tarauacá.
Ele ressalta ainda que por causa do período chuvoso a obra só poderá ser iniciada quando o 'verão amazônico' começar no Acre.

"A gente só consegue fazer esse serviço no verão, do jeito que está ali qualquer mexida é pior. Essa questão da manutenção fica a cargo da prefeitura, mas o estado vai ajeitar essa parte que está bem danificada. Só que a gente trabalha com as condições do verão e nossa expectativa é que o verão chegue até o final de abril, mas tão logo o verão inicie nós vamos estar fazendo a obra lá", disse.

Procurado pelo G1, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno disse que a prefeitura está realizando um trabalho paliativo para tentar amenizar a situação, mas culpa as chuvas pelos transtornos.

"Já estamos fazendo um trabalho paliativo, mas as ações mais fortes estamos segurando porque o Governo vai entrar no verão. O inverno chegou com força em Tarauacá e por conta disso estamos tendo dificuldade de fazer esse trabalho, mas sempre que aparece o sol estamos lá trabalhando na recuperação", diz.

Ele diz ainda que para tentar amenizar passou a proibir o tráfego de carros mais pesados por essa via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário