MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Macapá é a primeira capital do Norte a receber cursos de barco-escola


Aulas já iniciaram, mas ainda há vagas.
Cursos são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Gabriel Dias Do G1 AP

Barco-escola Samaúma aportado em Macapá (Foto: Gabriel Dias/G1)Barco-escola Samaúma aportado em Macapá (Foto: Gabriel Dias/G1)
Macapá é a primeira capital do país a receber os cursos do barco-escola Samaúma, que percorre comunidades da região Norte ofertando cursos profissionalizantes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas gratuitas de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação no setor indústrial iniciaram na quarta-feira (8) e terão duração de 1 mês.
Leidiane Azevedo optou pelo curso de higiene e manipulação de alimentos (Foto: Gabriel Dias/G1)Leidiane Azevedo optou pelo curso de higiene e
manipulação de alimentos (Foto: Gabriel Dias/G1)
A cabeleireira Leidiane Azevedo, de 40 anos, conta que ficou sabendo do curso de higiene e manipulação de alimentos, oferecido pelo barco, através de uma amiga. "Essa é uma área que sempre me interessou, e a chegada do barco despertou a minha curiosidade por poder me profissionalizar em um ambiente inovador e ainda de graça", disse Leidiane, empolgada.
Pedro Santos, instrutor do curso de mecânica de popa, disse que espera desenvolver com os alunos amapaenses a competência de realizar a manutenção de motores de popa, utilizados em canoas ou botes.
"O curso ensinará aos alunos diagnosticar as falhas do motor, bem como realizar os devidos reparos, o que é muito útil na nossa região, já que o motor é utilizado em embarcações", reforçou o professor.
Pedro Santos, ensina o curso de mecânica de popa na embarcação (Foto: Gabriel Dias/G1)Pedro Santos dá aulas no curso de mecânica de popa na embarcação (Foto: Gabriel Dias/G1)
O coordenador do Samaúma Ozeias Pereira informou que apesar de as aulas já terem iniciado, ainda há vagas para os cursos de marcenaria, higiene e manipulação de alimentos, construção civil, costura de lingerie e instalação hidráulica.
Ozeias Pereira, coordenador do Samaúma (Foto: Gabriel Dias/G1)Ozeias Pereira, coordenador do Samaúma
(Foto: Gabriel Dias/G1)
"As inscrições podem ser feitas no próprio barco. Os interessados devem ter ensino médio completo e apresentar documento de identificação e comprovante de escolaridade", ressalta Pereira.
O barco está aportado no trapiche do Santa Inês, Zona Leste de Macapá. Estão sendo ministrados 10 cursos na própria embarcação e 6 no prédio na sede do Senai, no bairro Central de Macapá. Os cursos são na área de informática, alimentação, construção civil e mecânica, segundo o coordenador interino do projeto Jaime dos Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário