MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de janeiro de 2014

Mais de um ano após colação de grau, jovens continuam sem diploma

Sem documento, muitos estão desempregados: 'Sonho virou pesadelo'.
Eles cursaram letras em uma faculdade particular de Goiânia.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Jovens formados em Letras em uma faculdade particular de Goiânia estão indignados com a demora em receber os diplomas. Eles colaram grau em dezembro de 2012. Há mais de um ano sem o documento, eles afirmam que não conseguem emprego por causa do problema. "A sensação de um sonho realizado virou pesadelo. O canudo das fotos é de mentira", lamenta Bruna Beatriz.
Após três anos e meio de curso, os profissionais receberam apenas uma certidão de conclusão de curso. "É uma indignação muito grande. A gente formar, pagar. Eles não deixavam a gente continuar no próximo semestre sem pagar a matrícula. Então, a gente necessita de um retorno deles assim como a gente deu pra eles", exige Ludmilla dos Santos.
Outra profissional que enfrenta o problema é Aline Silva, que precisa do diploma com urgência, pois passou em um concurso público e corre o risco de não ser empossada. "Frustração total. Você interrompe seus planos da sua carreira profissional. Você não consegue chances melhores de trabalho", lamenta.
A faculdade solicitou o registro dos diplomas para a Universidade Federal de Goiás (UFG), que se negou a emitir os documentos. A instituição pública alegou que a carga horária e o projeto pedagógico do curso de letras na faculdade particular não tem o reconhecimento do Ministério da Educação.
Conforme nota da UFG, é impossível estruturar o curso de letras com duas habilitações, em ingês e português, com carga horária de 2.800 horas. "A faculdade fala que está regularizando e tudo mais, que está vendo com a UFG. A UFG fala que não pode porque tem várias irregularidades, então, a faculdade tem que resolver isso primeiro para depois a UFG emitir nossos diplomas", diz Marjory Borges.
Procurada pela reportagem, os responsáveis pela faculdade deixaram o local no momento da abordagem, feita na companhia de alguns ex-alunos. A atendente que permaneceu na instituição alegou que ninguém poderia falar sobre o assunto no momento. "Isso mostra que eles não tem interesse em resolver nosso problema", reclama Vanailse Viana.
Faculdade emitiu apenas certidão de conclusão de curso, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Faculdade emitiu apenas certidão de conclusão de curso (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Um comentário: