MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

Metrô começa a rodar dia 13 de junho

Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Reginaldo Ipê
O metrô está sendo colocado nos trilhos
O metrô está sendo colocado nos trilhos

As obras do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estão a todo vapor. Como informado pela Tribuna em novembro do passado, a operação assistida será mesmo iniciada em junho deste ano. E, segundo informações da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), responsável pelas obras do metrô, já tem data marcada: 13 de junho. Dia de Santo Antônio, e do primeiro jogo da Copa de 2014 que acontecerá na Arena Fonte Nova (Espanha x Holanda).
Antes da inauguração comercial que está marcada, desde o início do projeto, para o dia 15 de setembro, os baianos já poderão desfrutar do novo meio de transporte a partir de 13 de junho, quando ocorrerá a operação assistida, com viagens gratuitas para verificar toda a obra e fazer possíveis ajustes. A primeira linha a ser inaugurada será a  linha  Lapa-Retiro.
Segundo informações do diretor-presidente do Grupo CCR, Harald Peter Zwetkoff, no final de maio os trens já estarão andando na linha para serem feitos os últimos ajustes. Logo depois, a operação assistida será iniciada. “Antes da inauguração comercial faremos essa operação para testar todo o sistema. A princípio os passageiros serão reduzidos a 200, e será longo o intervalo de tempo entre um trem e outro”, explicou.
Harald Peter definiu todo o processo de obras do metrô como um desafio muito grande. “Poucos lugares do mundo conseguem fazer o que estamos fazendo”, informou. Ainda de acordo com o diretor-presidente do Grupo CCR, a previsão é que até junho as obras do metrô gerem emprego para 3.400, sem considerar os empregos indiretos.
“Temos vagas para condutores, bilheteria, além das ligadas à construção, de pedreiro, armador, carpinteiro, encarregado de obras, entre outros. Tanto para homens quanto para mulheres. Não há restrição para os funcionários”, disse Harald.
Interessados em preencher uma das vagas oferecidas devem se cadastrar no site da agência Manpower até o dia 20, através do site www.manpowergroup.com.br.
A opinião dos baianos
Não é nenhuma novidade que a população baiana fica desconfiada quando se trata de “projeto de mobilidade urbana em Salvador”, mas soteropolitanos já começam a acreditar que dessa vez a capital baiana vai mesmo entrar nos trilhos.
“Estava muito descrente e indignada com a quantidade de dinheiro destinada para o metrô e em mais de 10 anos ele não foi finalizado. Mas desde que a nova empresa assumiu a obra, só vi notícias boas. Espero que dessa vez o metrô saia”, informou a cabeleireira Débora Fernandes, 38.
Já o comerciante Rômulo Pereira não está tão confiante assim. “Acho difícil eles cumprirem tudo isso que estão prometendo, mas espero que consigam. A população da nossa cidade já sofreu muito e foi muito lesada com tudo isso”, desabafou. Todo o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá um total de 42 km. Para os projetos estão sendo investidos 2,283 bilhões do Estado e 1,267 bilhões de aporte privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário