MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de janeiro de 2014

No AP, operários encontram urnas funerárias em obra de residencial


Seis peças indígenas estavam enterradas em terreno na Rodovia JK.
A suspeita é de que o lugar tenha sido no passado um cemitério indígena.

Do G1 AP com informações da TV Amapá

Urnas funerárias foram achadas por operários de obra de conjunto residencial em Macapá  (Foto: Reprodução/TV Amapá)Urnas funerárias foram achadas por operários de obra de conjunto residencial em Macapá (Foto: Reprodução/TV Amapá)
Operários que trabalham na construção de casas em um conjunto residencial localizado na Rodovia JK, em Macapá foram surpreendidos ao cavar o solo e encontrar peças arqueológicas. Seis urnas funerárias indígenas estavam enterradas na área, confirmam os arqueólogos da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Coordenador da escavação Edinaldo Nunes (Foto: Reprodução/TV Amapá)Coordenador da escavação Edinaldo Nunes
(Foto: Reprodução/TV Amapá)
O local, que já foi isolado, está sendo investigado desde sexta-feira (3), quando os arqueólogos tiveram o acesso liberado aos artefatos. Pelo número de peças encontradas, a suspeita é de que o lugar tenha sido no passado um cemitério.
De acordo com o coordenador da escavação Edinaldo Nunes, os artefatos aparentam ter pelo menos quinhentos anos e são de modelos diferentes. "Até agora identificamos dois tipos de urnas funerárias. Uma antropomorfa, com caratecterísticas humanas, são vasilhames com cabeça, tronco e membros, e urnas simples", explicou.
Gerente do Museu de Arqueologia do Amapá Adervan Lacerda diz que é cedo para dizer a quais povos pertenciam as urnas funerárias (Foto: Reprodução/TV Amapá)Gerente do Museu de Arqueologia do Amapá
Adervan Lacerda diz que é cedo para identificar
origem das peças (Foto: Reprodução/TV Amapá)
O gerente do Museu de Arqueologia do Amapá Adervan Lacerda informa que ainda é cedo para dizer a quais povos pertenciam as urnas funerárias. Os arqueólogos acreditam, de início, que pertença aos ameríndios.
"Vamos estudar as peças para saber quem foi realmente que habitou essa região. No máximo em seis meses vamos ter concluído um relatório preliminar do que foi encontrado na área", informou.
Os arqueólogos devem passar ainda uma semana estudando a área. Qualquer tipo de construção no local vai permanecer paralisada durante esse período. As urnas encontradas estão sendo levadas ao Centro de Arqueologia da Unifap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário