MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de janeiro de 2014

Nova espécie de boto é descoberta na Amazônia


Achado é de pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas. Animal vive na Bacia do Araguaia

PORTAL AMAZONIA.COM

MANAUS - Batizado como boto do araguaia, a nova espécie de boto descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é a primeira em quase 100 anos. O animal é conhecido da população local que mora às margens dos rios que compõem a Bacia do rio Araguaia, nos estados do Pará, Goiás, Tocantins e Mato Grosso, mas ainda carecia de estudo científico que comprovassem ser uma espécie diferente das conhecidas.
Nova espécie descoberta: boto do araguaia. Foto: Nicole Dutra/Reprodução/UfamNova espécie descoberta: boto do araguaia. Foto: Nicole Dutra/Reprodução/Ufam
O boto-vermelho nasce cinza, depois fica rosa e passa a vermelho quando adulto. Foto: Rafael Pinto/ICMBioO boto-vermelho nasce cinza, depois fica rosa e passa a vermelho quando adulto. Foto: Rafael Pinto/ICMBio
O animal pode alcançar até dois metros de comprimento e pode apresentar diferença na composição genética e formação craniana. Estas duas últimas características ainda estão em análise, segundo o co-autor da pesquisa e professor do departamento de biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam, Tomas Hrbek. O estudioso disse que apesar da Bacia Hidrográfica do Araguaia ter proximidade com o Oceano Atlântico, a nova espécie não apresenta relação com seu 'primo' marinho, o golfinho.
De acordo com o pesquisador, a morfologia é a principal diferença da espécie quando compara-se com a outra existente na Amazônia Ocidental: o boto-vermelho. Forma craniana, largura do bico e menor quantidade de dentes são características que servem para diferenciar as duas espécies, a partir de dados coletados de ossadas de animais encontrados mortos, como relatou Hrbek.
Enquanto na Bacia do rio Amazonas o que ameaça o boto-vermelho é a caça predatória para sua carne servir de isca na pesca de piracatinga, na Bacia do rio Araguaia há outro motivo. Lá, o moradores capturam o boto do araguaia para ele deixar de interferir na pesca de comunidades ribeirinhas, conforme explicou o co-autor do estudo que começou em 2009.
Boto-vermelho
A nova espécie é parecida com o famoso boto-cor-de-rosa. Também chamado de boto-cinza, o verdadeiro nome do animal é boto-vermelho (Inia geoffrensis), segundo a bióloga e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Vera Maria Ferreira da Silva. “Até agora só existe um boto: o vermelho”, garantiu Vera em entrevista ao Portal Amazônia, em 2012. Ela é coordenadora do projeto Boto, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, e uma das maiores estudiosas do animal na região.
De acordo com Vera, que é bióloga especialista em mamíferos aquáticos da Amazônia, o animal muda de cor conforme cresce. “O boto nasce cinza e depois de crescido fica vermelho. Alguns dizem que é rosa, mas é predominantemente vermelho. Portanto, o que existe é o boto-vermelho”.
O boto-vermelho é facilmente confundido com outro animal: o tucuxi (Sotalia fluviatilis), uma espécie de mamífero da família do golfinho. “O boto-vermelho é um golfinho com características fluviais, totalmente ‘projetado’ para viver em floresta alagada. Já o tucuxi é um golfinho com características marinhas, mas que vive em água doce. Fisicamente são praticamente iguais”, explicou a cientista que foi uma das fundadoras da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), no Inpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário