MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Novo projeto do transporte público de Palmas será apresentado dia 29


O Bus Rapid Transit (BRT) já existe em Curitiba (PR).
Sistema irá integrar as regiões norte e sul da capital.

Do G1 TO

Modelo de BRT adotado em Curitiba (PR) conta com estações de transferência. (Foto: Reprodução/RPC)Modelo de BRT adotado em Curitiba (PR) conta
com estações de transferência
(Foto: Reprodução/RPC)
O novo projeto elaborado para o transporte público de Palmas será apresentado na próxima quarta-feira (29), a partir das 18h30, na Câmara Municipal da capital. A prefeitura está convocando a população para conhecer o Bus Rapid Transit (BRT), sistema que irá integrar as regiões norte e sul de Palmas.
Segundo a gestão, o sistema BRT da capital prevê a instalação de uma via rápida destinada ao transporte coletivo, partindo do canteiro central da avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos para Taquaralto e Taquari. "Serão aproximadamente 35 km de corredor expresso ininterrupto que possibilitará ao usuário conforto e rapidez", informou a prefeitura.
"A idéia inicial era que o BRT veiculasse por toda a avenida Theotônio Segurado, no entanto, como nas proximidades do setor Bertaville até a Estação Xerente o adensamento é baixo, visto que só há moradores em um sentido da via, foi decidido passar o BRT por dentro do setor Aureny 3", explicou o superintendente de transportes do município, Marcelo Alves.
Segundo a gestão, os recursos previstos para as obras fazem parte do programa de mobilidade urbana do governo federal.
O que é?
Bus Rapid Transit é um sistema de transporte de ônibus que tem um funcionamento semelhante ao de veículos sobre trilhos, como metrôs e bondes. A diferença é que os gastos com o BRT são bem menores do que esses outros meios de transporte, de acordo um estudo feito pelo governo federal em 2008.
Em Curitiba (PR) o sistema já é utilizado. Além de rápido, é previsto que o BRT seja confortável e conte com uma infraestrutura que permita ao ônibus circular por uma via exclusiva e com prioridade de passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário