MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Número de turistas argentinos em Santa Catarina diminui 30% em 2014


Câmbio do peso em relação ao real é apontado como uma das causas.
Setor hoteleiro catarinense prevê que impacto na economia será grande.

Do G1 SC

Praia de Canasvieiras, em Florianópolis (Foto: Luiza Fregapani)Praia de Canasvieiras, na capital, é uma das
favoritas dos argentinos (Foto: Luiza Fregapani)
Nesta temporada, há 30% menos turistas argentinos em Santa Catarina do que na anterior. O cálculo é da divisão catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC). A diferença de câmbio entre o peso e o real é apontada com uma das causas.
Um dos turistas argentinos que está achando mais difícil visitar o Brasil é Lucio Fornillo. É a terceira temporada que ele vem da Argentina passar uma semana em Florianópolis. Porém, este ano ele diz que a burocracia foi maior. "Tem que fazer uma série de papéis e trâmites para obter autorização para o câmbio e a quantia que se obtém é relativamente pouca".
Para o presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, a diminuição no número de turistas argentinos "acontece pela situação financeira dos argentinos". Martha Fabiana Giuliano, que veio do país vizinho para a capital, resumiu: "Cem pesos nos dão R$ 20, ou seja, perdemos oitenta pesos. Aí está o grande problema".
Com essas dificuldades financeiras, os turistas argentinos estão consumindo menos. "O impacto na economia vai ser grande porque, a cada ano, a hotelaria tem que se refazer, tem que se renovar, investir. E são poucos que vão arrecadar o suficiente para passar o inverno", lamentou Marne Schroeder, dono de hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário