O que você prefere? Um Peugeot 508 em Havana ou um apartamento em Miami? O preço é o mesmo.
O Peugeot 508, que custa U$ 30 mil em Miami, está sendo vendido a U$ 268
mil a 367 km dali, em Havana, Cuba. Com este valor, você pode comprar
um apartamento de três dormitórios em bairro de classe média da capital
da Flórida. Segundo o Estadão de hoje, a média salarial em Cuba é de US$
20. Logo, a venda de carros pode
até estar autorizada, mas não haverá ninguém em Cuba rico ou louco o
bastante para comprá-los.
"O que eles pensam que estão vendendo?
Aviões?", disse à revista The Economist um dos frustrados clientes.
"Eles não querem vender nenhum carro. É tudo um show", reclamou outro. A
Economist especula que, na verdade, a autorização para a venda de
carros é apenas uma forma de acabar com o mercado paralelo de licenças
para compra de automóveis novos.
Essas licenças eram concedidas pelo
governo como prêmio a esportistas, artistas e destacados militantes do
Partido Comunista Cubano (PCC). Em vez de comprar o carro, porém, o
laureado passava adiante a preciosa autorização, faturando cerca de US$
12 mil, segundo a última cotação. Como agora, em tese, todos podem
comprar um carro, a licença não vale mais nada.
Nos próximos dias, Dilma vai a Davos tentar recuperar a credibilidade do
Brasil junto ao mercado financeiro internacional, que já está chamando a
nossa presidenta de "Miss Lancôme", tamanha a sua habilidade em maquiar
as contas públicas e os resultados econômicos do país. Mas, na volta,
como não poderia deixar de ser, Dilma faz uma escala em Cuba para
turbinar o seu "capitalismo de estado".
BLOG DO CORONEL
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