MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Pais 'amanhecem' em fila no primeiro dia de matrículas em escolas, no AM


Desde terça-feira, familiares dormem em frente aos colégios.
Reserva pode ser feita pela internet e matrículas seguem até o dia 13.

Do G1 AM


Familiares de estudantes amanheceram em fila de escola na Zona Leste de Manaus (Foto: Meike Farias/TV Amazonas)Familiares de estudantes amanheceram em fila de escola na Zona Leste de Manaus (Foto: Meike Farias/TV Amazonas)
As matrículas para a rede pública de ensino do Amazonas tiveram início nesta quarta-feira (8). No começo da manhã, longas filas se formaram em frente a colégios de Manaus. Alguns familiares e estudantes chegaram a amanhecer nas proximidades das escolas para garantir vaga. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que não há necessidade de aglomeração nos postos, já que a reserva para a escola pretendida pode ser feita pela internet. O interessado precisa comparecer a qualquer escola apenas para confirmar a matrícula.
Na manhã desta quarta, cerca de 250 pessoas estavam na Escola Estadual Professor Juracy Batista Gomes, localizada no bairro Amazonino Mendes, na Zona Leste de Manaus. A dona de casa Gina Arruda informou que estava na fila desde as 6h de quinta-feira (7).  "Falam que não precisa dormir para guardar vaga, mas, simplesmente, você vai matricular seu filho e não consegue a vaga", disse.

Gina Arruda e os outros familiares de estudantes temem que os alunos sejam matriculados em escolas distantes dos locais onde residem. "Queremos uma vaga para os nossos filhos. Uma criança não pode ficar sem estudar", afirmou Gina.
A Seduc e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriram, nesta quarta, o processo de matrículas para alunos que pretendem ingressar neste ano na rede pública de ensino.
As solicitações de vagas para os novos alunos devem ser realizadas até o 13 de janeiro, com exceção do sábado e o domingo. De acordo com a Seduc, há
A Seduc informou ainda que os postos estão interligados por um sistema que permite a matrícula na escola pretendida. Para agilizar o atendimento presencial, as pessoas podem se cadastrar previamente no portal das matrículas.
Nesta etapa de matrículas para novos alunos, o sistema estará aberto para solicitação de vagas para todos os níveis educacionais: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (Eja).
Seduc informou que não há necessidade de aglomeração em frente a escolas (Foto: Meike Farias/TV Amazonas)Seduc informou que não há necessidade de aglomeração em frente a escolas (Foto: Meike Farias/TV Amazonas)
De acordo com a Central de Matrículas, nesta etapa 150 mil novos alunos devem ingressar na rede pública de ensino. O ingresso deve corresponder a um crescimento de 1,98% na capacidade da rede estadual e de aproximadamente 2,2% na rede municipal.
O processo de matrículas para o ano letivo de 2014 foi iniciado em dezembro de 2013 com os procedimentos de rematrículas e transferências, realizados nas próprias escolas de origem dos estudantes. A fase que teve início nesta quarta corresponde a última etapa de atendimento antes da abertura do ano letivo.
A Seduc informou que as aulas para as escolas das duas redes Estadual e Municipal iniciarão no dia 5 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário