MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Parque da Cachoeira da Fumaça tem trilhas guiadas para turistas no ES


Entrada é gratuita e não precisa agendar, a não ser para grupos grandes.
No total são 4 trilhas em meio à mata preservada; banhos são permitidos.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Uma queda d'água de 144 metros e passeios em meio à mata preservada, é o que encontram turistas que visitam o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, no município de Alegre, região do Caparaó do Espírito Santo. Neste verão, essa é uma opção para quem quer fugir do movimento das praias e se refrescar com um banho nos córregos e piscinas que se formam. A entrada no local é gratuita e não precisa ser agendada, a não ser que sejam grupos muito grandes. Na estação mais quente do ano, a área costuma receber uma média de 3 mil turistas por mês.
O parque é formado por quatro trilhas, com níveis diferentes de dificuldade. As visitas podem ser feitas com o auxílio de guias, que são moradores da região habilitados para oferecer informações. Até chegar a cachoeira, são 800 metros a pé pela Mata Atlântica preservada.

De acordo com os guias, o nome Cachoeira da Fumaça aguça a curiosidade de turistas. Deve-se à fina cortina de "fumaça" que se forma com as gotículas de água, que caem da cachoeira e batem nas pedras. Segundo turistas, essa é uma fumaça que refresca.
"O passeio é muito bom. A gente entrou na mata e estava igual um ar condicionado, e saímos na base da cachoeira", disse o turista do Rio de Janeiro, Carlos Gutemberg, que visitou o local pela segunda vez.

O guia Eduardo Souza contou que, há seis anos, o local não tinha a quantidade de vegetação que possui agora. "Essa área era de pastagem, mas de 2008 para cá vem sendo feito um trabalho de regeneração, para ela se tornar um bom exemplar de regeneração de mata atlântica", informou. No total, são 27 hectares, o equivalente a 27 campos de futebol.

Como chegar
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no município de Alegre, distante aproximadamente 33 km da sede e 228 km da capital do Espírito Santo. O acesso se dá pela ES-185, estrada pavimentada com calçamento de paralelepípedo, em boas condições para veículos de pequeno porte.
Cachoeira da Fumaça, em Alegre (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Cachoeira da Fumaça, em Alegre (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário