MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de janeiro de 2014

Passageiros desembarcam após tempestade inclinar navio: 'Chocante'


Navios que atravessavam canal sofreram os efeitos das correntes de ar.
Embarcações ficaram danificadas e passageiros assustados.

Anna Gabriela Ribeiro e Jéssica Bitencourt Do G1 Santos

Passageiro registrou mar agitado no momento em que tempestade atingiu a embarcação (Foto: Arquivo Pessoal / Leonardo Pacelli Legario)Passageiro registrou mar agitado no momento em que tempestade atingiu a embarcação (Foto: Arquivo Pessoal / Leonardo Pacelli Legario)
Os efeitos de uma tempestade surpreenderam passageiros e tripulantes do transatlântico Splendour Of The Seas, da Royal Caribbean, na noite da última quinta-feira (23). O navio passava pelo canal do Rio de La Plata por volta das 22h, no percurso entre Buenos Aires, na Argentina, e a cidade de Montevidéu, no Uruguai, quando a embarcação acabou indo parar no meio de um temporal. Os passageiros desembarcaram no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na manhã deste domingo (26).
Natália passou por momentos de nervosismo em navio (Foto: Jéssica Bitencourt / G1)Natália passou por momentos de nervosismo em
navio (Foto: Jéssica Bitencourt / G1)
O mau tempo causou transtornos e assustou quem viajava. É o caso de Natália Pacífico Alves, que fazia o cruzeiro com o namorado. A radialista conta que as cenas presenciadas pelo casal foram chocantes. “O que a gente viu impressionou mais do que a situação real. Tinha água escorrendo pelas escadarias, caíram a maioria das bebidas do bar. E tudo aconteceu porque o vento era muito forte. Mais do que a chuva. Foi chocante”, diz.
A situação foi causada por uma forte corrente de ar que acompanhou a chuva fina da tempestade e atingiu o Splendour Of The Seas, fazendo o navio inclinar para o lado esquerdo. “Ontem (sábado), todos os passageiros foram chamados para uma conversa com o comandante, onde ele explicou que a embarcação inclinou sete graus, oficialmente. Mas, segundo a sua experiência, a inclinação teria sido de 10 graus”, afirma Natália.
A passageira lembra que muitas crianças estavam chorando. “Elas gritavam que o navio ia afundar, e íamos todos morrer”. De acordo com ela, a tripulação foi bastante rápida e controlou a situação, acalmando todos que estavam a bordo. No dia seguinte, tudo havia sido completamente normalizado.

Outros navios
O Splendour Of The Seas não foi a única embarcação atingida pela tempestade. Outros navios que atravessavam o canal na ocasião também sofreram os efeitos, como o Empress, da armadora Pullmantur.
O estudante Leonardo Pacelli Legario estava a bordo da embarcação. De férias com a família e os amigos, ele descreve as cenas que presenciou. “Com a inclinação, começou a entrar água pelas portas, molhando toda a embarcação por dentro. A tripulação pegou os próprios cobertores para os passageiros não pisarem no carpete. Foi muito assustador ver as ondas batendo pelas janelas”, conclui.
Parte central do navio foi invadida pela água (Foto: Arquivo Pessoal / Leonardo Pacelli Legario)Parte central do navio foi invadida pela água (Foto:
Arquivo Pessoal / Leonardo Pacelli Legario)
Segundo a A Royal Caribbean International, o  navio sofreu uma leve inclinação enquanto navegava no Rio da Prata por causa de uma forte tempestade. Devido ao mau tempo, o navio cancelou a escala em Montevidéu e seguiu para o porto de Santos, onde atracou neste domingo. A companhia informa que está a disposição para mais esclarecimentos sobre o ocorrido e lamenta que isso possa ter afetado de alguma forma a experiência de seus passageiros.

Já a Pullmantur afirma que o navio Empress, que partiu de Santos no último dia 19, com destino a Itajaí, Punta del Leste e Buenos Aires, enfrentou uma intensa tempestade em alto mar quando navegava pela Bacia do Prata. Apesar da má condição meteorológica, o trajeto foi realizado em segurança.
Pratos acabaram deslizando e se quebraram no momento em que navio balançou (Foto: Arquivo Pessoal / Natália Pacifico Alves)Pratos acabaram deslizando e se quebraram no momento em que navio balançou (Foto: Arquivo Pessoal / Natália Pacifico Alves)
Alguns passageiros choraram no momento em que navio inclinou (Foto: Arquivo Pessoal / Leonardo Pacelli Legario)Alguns passageiros choraram no momento em que navio inclinou (Foto: Arquivo Pessoal / Leonardo Pacelli Legario)

Nenhum comentário:

Postar um comentário