MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de janeiro de 2014

Planta rara é encontrada apenas em faixa de 60 km no Vale do Itajaí


Raulinoa Echinata, conhecida como cutia-de-espinhos, só ocorre na região.
Por causa das raízes, espécie ajuda a preservar margens do Rio Itajaí-açu.

Do G1 SC

Raulinea (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)Raulinoa Echinata é conhecida como Cutia-de-espinhos (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)
A cidade de Apiúna, cortada pelo Rio Itajaí-Açú, é cercada de Mata Atlântica e cânions, sendo uma região rica em biodiversidade. Além disso, o município é referência nacional no turismo de aventura, já que o rio é considerado um dos melhores para a prática do rafting, por suas águas abundantes e pelo traçado cheio de curvas e obstáculos naturais.
Rio Itajaí-açu é referência para prática de rafting (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)Rio Itajaí-açu é referência para prática de rafting
(Foto: Spry Vídeo/Divulgação)
"A única forma de se ver este cânion é por este ângulo, porque não é possível nem chegar por trilha. É um cânion de rochas e montanhas altas e um rio caudaloso. É muito difícil ver isto em outro lugar", comenta o empresário Rafael Ciquella.
Na região é possível observar espécies raras, como a Raulinoa Echinata, conhecida como cutia-de-espinhos. A planta é endêmica e só é observada em uma faixa de 60 quilômetros, localizada entre as cidades entre Lontras e Indaial, às margens do Rio Itajaí Açú.
Em formato de arbusto, com folhas miúdas, galhos flexíveis e raízes profundas, ela não se  destaca em meio à vegetação, porém, é uma das responsáveis pela conservação das margens do rio, além de proteger a outras espécies igualmente raras da região.
 "Ela tem algumas propriedades importantes medicinais e também na questão da mata ciliar. Ela é uma das plantas que mais seguram esta parte íngreme da nossa regição e também aquelas que estão em volta", explica o biólogo Murilo Cristóvão da SIlva.
Por causa das características naturais, a região se tornou uma referência para o ecoturismo e turismo de aventura. No meio da Mata Atlântica, um local é reservado para a prática de rapel. A descida em uma das cachoeiras, que recebe água do Rio Itajai-açu, é testada por um grupo de turistas.
Rosely Chagas Nascimento diz que não é possível descrever a experiência. "Não consigo descrever o quanto é lindo. Como ser humano a gente se sente pequeno quando a gente se depara diante da imensidão que é todas as montanhas, o próprio Rio Itajaí-Açú mesmo. ele é muito grande, muito lindo, muito poderoso. É muito lindo".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário