MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de janeiro de 2014

Posto de saúde de Fortaleza recebe longas filas após surto de sarampo


Fortaleza teve 10 casos confirmados após 15 anos sem a doença.
Prefeitura de Fortaleza iniciará campanha a partir desta segunda-feira (27).

Do G1 CE

Posto atendeu a população neste domingo após o surto de sarampo (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Posto atendeu a população neste domingo após o surto de sarampo (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Após surte de sarampo em Fortaleza, com a confirmação de 10 casos após 15 anos sem a doença, o posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro de Fortaleza, recebeu centenas de pais e crianças para receber a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. O posto funcionou neste sábado (25) e domingo (26) após a confirmação de novos casos da doença.
A Prefeitura de Fortaleza tinha expectativa de vacinar 160 mil crianças da Região Metropolitana, que inclui 15 cidades. Em todo o estado, as vacinações deste fim de semana devem vacinar 240 mil pessoas. Até a tarde deste domingo não havia informação se a meta havia sido cumprida.

No posto Paulo Marcelo houve longas filas desde a manhã deste domingo. Paulo Luís foi com a filha Ana Clara, de oito meses, para a vacinação e relata demora por conta da longa fila. “Foi demorado, mas os pais devem fazer esse esforço e garantir a saúde dos filhos, independente de ter havido caso de sarampo na cidade”, diz.
O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (24) pela Sesa, mostra que já chegam a 10 o número de casos confirmados de sarampo, no Ceará. Ainda segundo o boletim,  outras 10 pessoas são "fortemente suspeitas" de terem contraído a doença. No total, 70 casos foram notificados com suspeita de sarampo, a maior deles descartados. Todos os casos foram registrados em Fortaleza. Dos casos confirmados, 60% são menores de um ano de idade (portanto, não vacinados) e todos do sexo masculino.
Na  segunda-feira (27), nos postos de saúde, será iniciada uma campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Segundo a Secretariade Saúde do Estado (Sesa), a campanha começa por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos.
Arte Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)
Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacinação, por meio da tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. “Se a pessoa não sabe se tomou a vacina tríplice viral, se não sabe se teve sarampo na infância e não tem nenhum comprovante de vacina, deve procurar um posto de saúde para se vacinar”, alerta Renata Dias, assessora técnica de Imunização da Secretaria de Saúde do Município (SMS).
Vacina
A vacina é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.
Fortaleza inicia campanha contra o sarampo nesta segunda-feira (27) (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Fortaleza inicia campanha contra o sarampo nesta segunda-feira (27) (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Ceará não registrava caso de sarampo há 15 anos (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Ceará não registrava caso de sarampo há 15 anos (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário