MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Praias costumam atrair quem deseja abrir negócio, mas é preciso cuidados


Cidades do Litoral Norte do RS recebem cada vez mais empreendedores.
Especialistas advertem que é preciso planejar negócio antes de se arriscar.

Do G1 RS

Época de sol, calor e praia, o verão costuma alimentar os sonhos de muitos empreendedores que desejam abrir o próprio negócio e ir morar mais perto do mar. O número de pessoas que decide mudar de vida para ser patrão em cidades do litoral cresce a cada ano, mas especialistas recomendam alguns cuidados antes de embarcar nessa aventura, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande (veja o vídeo).
A vontade de morar na praia movimenta o setor comercial das cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Só em Tramandaí, cerca de 400 novas empresas são abertas a cada ano: 100 delas só no período do verão.
Trabalhar de frente para o mar, sentindo a brisa fresta no rosto e ouvindo o barulho das ondas é um desejo que o comerciante João Valêncio da Silva realizou. Ele vive na beira da praia há mais de 40 anos, administrando uma empresa de construção civil e um restaurante em Tramandaí.

Com a renda, o comerciante criou os filhos e hoje até os netos trabalham no estabelecimento. “Todo mundo quer botar um negócio na praia. A praia é bom, maravilhosa, o mar é um espetáculo, coisa que não tem na cidade grande”, compara o comerciante.
Há nove anos, a comerciante Ana Amélia Klein também decidiu mudar de vida e trocar Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, pelo litoral. De atendente de supermercado, ela passou a administrar um quiosque de frente para o mar e teve que superar os desafios de gerenciar o próprio negócio. “Eu não sabia nada de quiosque antes de administrar isso”, admite.
Ana Amélia teve sucesso na mudança, mas nem sempre a maré está para peixe. Assim como em qualquer outro lugar, abrir um negócio na praia exige muito planejamento antes de colocar o sonho em prática. Quem conseguiu se estabelecer no litoral diz que o segredo é trabalhar duro e seguir o atendimento durante o ano todo e não apenas no verão. “Tem que trabalhar bastante, tocar direto”, recomenda João.
De acordo com especialistas do Sebrae-RS, a dica é não agir por impulso. É preciso planejar o negócio, como em qualquer outro lugar. Primeiro, é importante lembrar-se da sazonalidade. Negócios na praia têm maior movimento durante três meses de verão, por isso é preciso planejar o restante do ano.
A segunda dica é não se deixar levar pelo clima descontraído da praia. O empreendedor precisa levar em conta que a maioria dos seus clientes estarão em férias, mas continuarão exigentes com a qualidade na prestação de serviços.
Por último, mas não menos importante, vem o planejamento. Um grande número de empresas que se instala em cidades do litoral costumar fechar as portas em poucos meses por falta de planejamento. Ou seja, é fundamental fazer um plano de negócios antes de iniciar um negócio. Só assim você terá tranquilidade para, afinal, desfrutar da praia.

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