MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de janeiro de 2014

Prefeitura de Cacoal, RO, não tem inseticida para combater caramujos


Sem produto, campanhas de combate são apenas em forma de orientação.
Caramujos africanos aparecem em períodos de chuva em locais sujos.

Fernanda Bonilha Do G1 RO

Caramujos afriacanos aparecem em terrenos baldios de Cacoal (Foto: Fernanda Boilha/G1)Caramujos africanos aparecem em terrenos baldios de Cacoal (Foto: Fernanda Bonilha/G1)
Com o período das chuvas e a chegada do verão, uma praga bastante conhecida pelos moradores têm se alastrado pelos bairros de Cacoal (RO). O Setor de Endemias do município afirma que este ano a campanha de combate aos caramujos africanos está sendo feita apenas com orientação, já que o órgão não dispõe de inseticidas para fazer o trabalho in loco.
A infestação de caramujos africanos gigantes aumenta a cada ano e preocupa a população local por causa das doenças que podem ser transmitidas. Cícero Ferreira da Silva é morador do bairro Village do Sol e procura manter os quintais sempre limpos. “Todos os dias faço uma varredura no meu quintal para deixar tudo limpo e livre de insetos, mas a minha preocupação maior é com alguns terrenos abandonados em volta da minha casa, porque não adianta nada eu limpar o meu quintal se o do meu vizinho for sujo, os caramujos aparecem do mesmo jeito”, afirma.
Durante o dia, o caramujo se esconde do sol na terra. À noite, ele invade terrenos e chega a subir em árvores e paredes. “Eles costumam aparecer sempre ao entardecer. Sobem no portão, nos muros, nas paredes e tem que jogar sal para eles irem embora. Quando chove a situação fica ainda mais difícil”, disse Laura Ramos da Silva, moradora do bairro Santo Antônio.
Segundo o coordenador do setor de Endemias de Cacoal, Pedro de Souza, uma das formas de combater a infestação é manter os terrenos sempre limpos. “Outra forma de eliminar o caramujo africano é, com o auxílio de uma luva plástica, colocá-lo em uma lata com sal e depois de mortos, atear fogo. Em seguida deve-se enterrar ou despejá-los em um saco de lixo", explicou Souza.
Ainda de acordo com o coordenador, este ano a campanha de combate aos caramujos africanos está sendo somente de orientação, já que o órgão não dispõe de inseticidas para fazer o trabalho in loco. Por conta disso, a população deve ficar atenta à limpeza de quintais e terrenos. “Este ano estamos sem inseticida para fazer o fumacê e realizar o trabalho nos locais, por isso pedimos que a população mantenha quintais limpos, pois o caramujo procura abrigo em locais sujos e com entulhos”, afirma.
A fiscalização nos terrenos baldios deve ser feita pela secretaria de Meio Ambiente. Segundo o secretário da pasta, Jorge Murer, diariamente são realizadas notificações e aplicadas multas aos proprietários de terrenos com aglomeração de lixo. “Após a notificação, se o proprietário não realizar a limpeza, a prefeitura também tem a alternativa de enviar maquinários ao local e incluir o valor do serviço no carnê do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]” esclareceu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário