MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de janeiro de 2014

Produtores rurais do sul da Bahia se reunem para decidir como reagir à ação da milícia tupinambá

Na busca de soluções emergenciais junto às autoridades e órgãos competentes para combater a milícia indígena tupinambarana que invadiu várias propriedades no município de Itapebi, no sul da Bahia, os pequenos produtores, presidentes de sindicatos, lideranças políticas e entidades representativas do setor agropecuário se reunirão no próximo sábado (25), às 9h, no Tattersal do Parque de Exposições da cidade. Conforme informou o Sindicato Rural de Itapebi, os produtores e trabalhadores rurais querem defender os seus direitos e estão unidos na defesa da classe.

Na pauta do encontro, serão computados os prejuízos das fazendas invadidas; as providências jurídicas que serão adotadas pelos produtores e o acompanhamento sobre o processo das invasões em Itapebi. De acordo com informações de alguns produtores rurais, a maioria dos milicianos não são índios, estão apenas tirando proveito do movimento indigenista para saquear as propriedades.

A invasão

Desde a tarde de sábado (18), seis pequenas propriedades locais na zona do Córrego do Roçado, distrito de Ventania, foram invadidas pela milícia tupinambarana sob a alegação de que trata-se de terras indígenas. A milícia matou a tiros uma novilha na Fazenda Altenil, no distrito de Barro Vermelho além de atear fogo à estufa e uma das casas de cocho do imóvel. Na Fazenda Pão de Açúcar, os proprietários foram mantidos como reféns durante toda a noite de sábado até o domingo (19).

De acordo com informações da população, um trabalhador rural, foi morto a tiros depois que tentou voltar a uma fazenda para pegar alguns objetos. Segundo a Policia Federal, os indígenas negam envolvimento com a morte do homem, mas assumem ter ateado fogo às propriedades. Muitos produtores rurais e trabalhadores foram obrigados a deixar as terras.

De acordo com o site Itapebi Acontece, os supostos índios ainda teriam tomado um carro de assalto. O veículo foi encontrado incendiado. Policiais federais e civis foram enviados para a área de conflito nesta terça-feira (21) depois que a situação se agravou.

Serviço:

  • Encontro com as presenças de pequenos produtores, trabalhadores, lideranças locais, presidentes de Sindicatos Rurais, autoridades.
  • Dia: 25 de janeiro de 2014.
  • Local: Tattersal do Parque de Exposições de Itapebi
  • Horário: A partir das 9h.
  • Contato com: Assessoria de Comunicação da Faeb (Marilda Negreiros) - (71) 9651 6584 – marilda.nascimento@faeb.org.br e/ou Robinson Tironi (representante do sindicato de Itapebi (71) 9975.0306.

Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia - FAEB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário