MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

Projeto 'Porto Cuiabá' pode não ficar 100% pronto até a Copa, diz prefeitura


Secretário explicou que projeto 'é para os munícipes, não só para a Copa'.
Anunciado em agosto de 2013, projeto deve revitalizar região portuária.

Renê Dióz Do G1 MT

Croqui mostra área da "Praça das Águas", que Prefeitura planeja abrir na região do Museu do Rio e do Aquário municipal. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)Croqui mostra área da "Praça das Águas", que Prefeitura planeja abrir na região do Museu do Rio e do Aquário municipal. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)
Avaliado em R$ 28 milhões e já com as obras em andamento, o projeto "Porto Cuiabá", lançado pela Prefeitura com o intuito de revitalizar a região portuária da cidade, pode não ficar pronto em sua integridade até a Copa do Mundo. Segundo o secretário de governo do município, Fábio Garcia, além de o projeto não ter compromisso formal de estar concluído até o evento mundial, as obras devem ser executadas em várias frentes e nem todas necessariamente devem estar finalizadas até junho.
De acordo com o secretário, o projeto foi concebido para beneficiar a qualidade de vida dos cuiabanos, mas aproveitando-se de um momento gerado pelos preparativos da Copa do Mundo na capital. Por isso, segundo ele, apesar de o prefeito Mauro Mendes (PSB) ter se lançado ao desafio de entregar a revitalização do Porto até a Copa, nunca houve necessidade de se atender o prazo do evento.

"É um projeto para Cuiabá. Nós aproveitamos a janela de oportunidades que a Copa abriu para Cuiabá, mas não está na matriz de responsabilidades da Fifa", explicou Garcia, referindo-se à carta de compromissos com todas as intervenções assumidas pela capital com a federação de futebol para a realização do torneio na cidade.
"Não é um projeto que necessariamente tem que estar pronto para a Copa", esclareceu.
Ampliação do Aquário Municipal manterá construção circular antiga e será inspirado no "Cubo d'água" chinês. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)Ampliação do Aquário Municipal está incluída no
projeto. (Foto: Prefeitura de Cuiabá)
Revitalização
O bairro do Porto é um dos mais tradicionais de Cuiabá e as intervenções do projeto que leva seu nome devem se concentrar numa faixa de 1,3 km entre a Ponte Nova e a Ponte Júlio Müller, duas das principais ligações com o município de Várzea Grande, região metropolitana da capital. O trecho abrange espaços como o Museu do Rio e o atual Aquário Municipal, que deve ser ampliado.
Com a ideia de incentivar que a população volte a usufruir da orla, o prefeito Mauro Mendes classificou a execução do projeto como uma “corrida contra o tempo” ao anunciá-lo em agosto com pretensão de que já estivesse pronto durante o evento da Fifa.
“Fizemos o projeto, conseguimos o licenciamento ambiental, começamos a obra e vamos executar o mais rápido possível, mas é um projeto para os munícipes. São várias fases de trabalho. Começamos a revitalizar a orla, em breve vamos revitalizar a praça, temos a construção de um novo aquário...  Vamos avançar ao máximo até a Copa”, anunciou Garcia, ponderando que, até o evento mundial, “algumas fases serão concluídas, outras não serão concluídas”.
De acordo com o projeto, a pista da Avenida Beira-Rio deve ser mantida em três faixas, divididas por um canteiro de uma ciclovia de 2,5 metros e um calçadão de extensão mínima de 12 metros ao longo do trecho, o qual deverá contar com dois píeres. Todo o trecho deverá contar com a instalação de restaurantes, bares e espaços para esporte e lazer da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário