MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Projeto que oferece equoterapia de graça precisa de voluntários, em GO


Ação do sindicato rural atende a 10 pessoas, mas demanda é grande.
Tratamento com cavalo ajuda a desenvolver preparo físico e psicológico.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Cada vez mais crianças e adultos aderem à equoterapia para ajudar no desenvolvimento físico e psicológico. Em Anápolis, o tratamento com cavalos é oferecido gratuitamente apenas no Sindicato Rural. Apesar da demanda, o serviço não pode ser ampliado porque faltam profissionais voluntários, como terapeutas e psicólogos.
“Nós temos poucos profissionais, estamos precisando de ajuda de trabalho voluntário para a gente atender mais pessoas”, diz a fisioterapeuta Valéria Urzeda.
Coordenadora do projeto, Nerci Ribeiro explica que o tratamento ajuda muito pessoas com dificuldades motoras.“Quando a gente pega o praticante e coloca em cima do cavalo, a gente está dando a condição de ele receber todos os estímulos como se ele estivesse andando com as pernas dele”.

Atualmente, dez pacientes fazem equoterapia no sindicato. A procura pelo tratamento ficou maior ainda após a Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae) da cidade, que também realiza o tratamento, passar a cobrar pela sessão.
Entre os prejudicados pela suspensão do serviço gratuito na Apae está Laura, de 6 anos, que tem paralisia cerebral. Os pais dela estavam se esforçando para continuar pagando a equoterapia, pois a mãe, Edma Fernandes Ciqueira, acredita que a filha desenvolveu muito ao fazer as sessões. "Eu percebi um desenvolvimento muito grande na fala, no entendimento e no equilíbrio dela".
Para o alívio financeiro dos pais, a criança conseguiu uma vaga no projeto do sindicato. "Como a gente conseguiu de graça, bem melhor pra gente porque estava apertado para pagar", afirma o pai.
  •  
Laura durante aula de equoterapia, em Anápolis. Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Laura durante aula de equoterapia em Anápolis (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário