MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Restaurantes de Manaus precisam se adequar para Copa 2014, diz Dvisa


Situação foi verificada no Projeto de Categorização dos Serviços
162 estabelecimentos foram vistoriados pelo Departamento de Vigilância.

Adneison Severiano Do G1 AM

Restaurantes de Manaus serão avaliados para a Copa (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Restaurantes de Manaus serão avaliados e
receberão classificação antes da Copa
(Foto: Reprodução/TV Amazonas)
O primeiro ciclo de inspeção do Projeto-piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação para Copa do Mundo de 2014 foi concluído em dezembro. Ao todo, 162 estabelecimentos em Manaus, que comercializam e manuseiam alimentos, foram vistoriados pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretária Municipal de Saúde (Dvisa/Semsa). O órgão regulador constatou que a maioria dos restaurantes e lanchonetes inspecionados da capital precisam se adequar às normas vigentes. Manaus recebeu verba para ser aplicada na avaliação e qualidade de restaurantes para o mundial.
De acordo a gerente de vigilância de serviços do Dvisa, Rebecca Tomé, inicialmente estava prevista a vistoria de 270 estabelecimentos no primeiro ciclo do levantamento em Manaus, que é dividido em duas etapas. Entretanto, segundo a gerente, esse quantitativo foi reduzido devido os demais estabelecimentos não se enquadrarem na proposta do projeto-piloto, que tem como prioridade restaurantes e lanchonetes de rota turística, principalmente locais de eventos da Copa na capital – entorno da Arena Amazônia e Arena Fifa Fan Fest .

"Ao iniciarmos o processo, foi verificado que  muitos bares não atuam com alimentação e outros estabelecimentos encerraram as atividades. Com isso, o número de estabelecimentos foi reduzido para 162. Foram verificados situação de restaurantes de comidas típicas e restaurantes de hotéis de selva, entre outros”, revelou Rebecca Tomé.
Embora a analise dos dados coletados durante o primeiro ciclo (período de setembro e dezembro de 2013) não tenha sido concluída, o Departamento de Vigilância Sanitária verificou que a maioria dos 162 estabelecimentos inspecionados de Manaus precisa se adequar às normas sanitárias.
"A maioria dos estabelecimentos inspecionados, no primeiro ciclo, precisa de adequação em relação ao armazenamento e preparo de alimentos, higienização e controle de temperatura. A estrutura física só é tratada em dois itens: se há lavatório e abastecimento de água potável. A ausência desse último item é motivo de exclusão", explicou a gerente.
As condições de cada estabelecimento são verificadas, principalmente, por meio de uma série quesitos estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que compõem checklist baseado na RDC 216/nº2004. Foram elencados cerca de 52 itens considerados prioritários para o funcionamento de locais que comercializam alimentos.
Os dados referentes à primeira etapa serão lançados no sistema para avaliar como está o nível de cada estabelecimento, definindo a pontuação obtida no checklist de quesitos estabelecido pela agência reguladora. Após esse processo, será definido o selo de classificação dos participantes.
Restaurante popular oferece refeições para população de baixa renda em Manaus (Foto: Manoel Vaz/Semcom)Série de itens que abrange o manuseio, acondicionamento e higienização de alimentos são analisados para definir classificação do estabelecimento (Foto: Manoel Vaz/Semcom)
Segunda etapa
O segundo ciclo de inspeção do projeto ocorrerá entre os meses de fevereiro e abril. A partir da conclusão da segunda etapa, a categorização será definida com base nas notas de cada estabelecimento. No período de maio a agosto deste ano, a classificação de cada serviço será divulgada na internet e no próprio estabelecimento participante.
A proposta de categorização dos serviços de alimentação no Brasil é uma iniciativa pioneira baseada em experiências anteriores dos Estados Unidos e Inglaterra. A iniciativa visa classificar os serviços de alimentação com base em um instrumento de avaliação que prioriza os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde. O objetivo é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos com a conscientização do cidadão e do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras definidas pela Vigilância Sanitária (Visa).
A classificação, que pode ser A, B, C, D e E, obtida pelo estabelecimento ficará disponível ao consumidor, dando a oportunidade dos clientes verificarem a qualidade sanitária dos serviços de alimentação.

Verba
Em julho do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou repasses de aproximadamente R$ 5 milhões às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para estruturação dos departamentos de vigilância sanitária. Manaus foi beneficiada com recurso de R$ 345 mil, que estão sendo usados para compra de equipamentos utilizados nas ações da Dvisa. "Esses recursos não são exclusivos para o projeto-piloto. Com ele estamos empregando no pagamento de horas extras de servidores, aquisição de equipamentos e materiais para inspeção como, por exemplo, termômetros e tablets. O processo licitatório está sendo concluído", esclareceu Rebecca Tomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário