MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Riotur estima que carnaval leve cinco milhões às ruas da cidade esse ano


Número de banheiros químicos será 33% maior que do ano passado.
Serão instalados 21.596 banheiros, conteineres e mictórios.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio
Riotur anunciou durante coletiva nesta sexta-feira (24) que vai aumentar banheiros químicos no carnaval de rua do Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)Riotur anunciou durante coletiva nesta sexta (24)
que vai aumentar banheiros químicos no carnaval
de rua do Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)
A Riotur estima que o carnaval de rua leve cerca de cinco milhões de foliões às ruas da cidade em 2014. Ainda de acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, o número de banheiros químicos será ampliado. Serão instalados 21.596 banheiros, contêineres e mictórios, semelhantes aos usados durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ou seja 33% a mais que os 16.200 do carnaval de 2013.
A relação de todos os blocos do Rio autorizados a desfilar pela prefeitura, com locais e horários de desfile, será publicada na terça-feira (28), no Diário Oficial do município.
Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, no Centro da cidade, de acordo com o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, o número de blocos de rua este ano será um pouco menor que em 2013, em função de agremiações que não aceitaram mudanças no horário de apresentação ou local de desfile.
"A prefeitura não pode escolher quem vai ou não colocar o bloco na rua. A gente procura organizar a folia para que toda a população se divirta e tenha o seu direito de ir e vir respeitado", disse o secretário, adiantando que o número de blocos aumentou nas zonas Norte e Oeste, mas foi controlado na Zona Sul e no Centro, locais onde não há mais espaço para novos blocos.
Para dar conta da sede dos foliões, para o carnaval de rua de 2014 foram cadastrados cinco mil ambulantes, que terão de usar coletes, crachás de identificação com foto, além de isopor e guarda-sóis personalizados. Para facilitar as ações de limpeza e liberação das ruas após a passagem dos blocos, este ano os ambulantes cadastrados também terão de dispersar junto com o bloco.
"Antes eles permaneciam na rua, com o pessoal ainda bebendo e a Comlurb não conseguia limpar a rua, a CET- Rio não conseguia liberar o tráfego porque ainda tinha gente pela rua. Este ano vai ser diferente", disse ele.
Outra novidade para o carnaval de rua deste anos são as instalações de postos médicos para atender quem se exceder na folia. Esses postos serão montados em áreas do Centro, Ipanema/Leblon e Copacabana, de 2 de fevereiro a 9 de março. Essas são as áreas onde se concentram mais e maiores blocos da cidade.
"Junto com o Corpo de Bombeiros, nas áreas dos maiores blocos também vamos abrir ruas que servirão como saídas de emergência. Queremos evitar os transtornos como os do ano passado no Cordão da Bola Preta, quando houve tumulto no meio da multidão de 1,8 milhão de pessoas", lembrou o secretário.
Para atender os blocos em toda a cidade a prefeitura vai destacar diariamente, 80 ambulâncias com UTIs móveis.
O secretário destacou ainda que, graças ao patrocínio de uma cervejaria, a prefeitura vai economizar aproximadamente R$ 20 milhões, não só na organização dos ambulantes nos blocos, mas na distribuição de 150 mil exemplares do Guia do Rio (com todos os pontos turísticos, dicas de restaurantes e hotéis, entre outras coisas) e 500 mil guias de programação dos blocos. Além disso, serão decoradas as Avenida Rio Branco, no Centro, e Princesa Isabel, em Copacabana.
O patrocínio também vai ajudar nas ações de proteção de monumentos que estiverem no trajetos dos blocos, assim como jardins e canteiros. E para reduzir o lixo nos blocos, a patrocinadora vai implantar postos de coleta seletiva em 15 supermercados e depósitos (onde os ambulantes se abastecem), nos 40 maiores desfiles da cidade, e com os próprios ambulantes.
"Não serão permitidos blocos patrocinados, utilização de abadás ou propaganda de outros produtos que não os dos patrocinadores. Ficaremos atentos à distribuição de leques, camisetas, chapéus e outros brindes. Quem quiser participar do carnaval de rua do Rio terá de cumprir o caderno de encargos e colaborar com a cidade. Estamos abertos a outros patrocinadores, mas vamos multar quem quiser se aproveitar", enfatizou o secretário.
O carnava de rua em números
Em 2013, o Rio contabilizou 5.364.740 foliões em 492 blocos, que tiveram 16.200 banheiros públicos à disposição. O maior dos blocos foi o Cordão da Bola Preta que arrastou uma multidão de 1, 8 milhão de pessoas. Foram recolhidas após a passagem dos blocos cerca de 15 mil toneladas de lixo das ruas.
Para 2014, são esperados 5.070.500 foliões em cerca de 400 blocos, que estão divididos entre Centro (55,14%), Zona Sul (26,7%), Zona Norte (6%), Zona Oeste (5,46%), Barra da Tijuca (4,14%) e Tijuca (2,56%). Serão instalados 21.596 banheiros públicos em sendo 60 contêineres e 7.500 cabines químicas e 4.896 mictórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário