MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SERÁ?

Filas por matrículas em escolas são desnecessárias, diz Seduc em Vilhena

Segundo coordenador regional de Educação, oferta é maior do que procura.
Pais acampam em escola estadual para garantir vagas escolares.

Lauane Sena Do G1 RO

Pais foram encaminhados à quadra de escola onde fila por matrícula foi formada (Foto: Lauane Sena/G1)Pais foram encaminhados à quadra de escola onde fila por matrícula foi formada (Foto: Lauane Sena/G1)
Os pais que aguardavam em frente à Escola Estadual Marizeti Mendes de Oliveira, em Vilhena (RO), pelo início do período de matrículas, que começa na próxima segunda-feira (20), agora estão acampados na quadra da unidade de ensino. De acordo com o coordenador regional de Educação Estadual, Edson Soares Nogueira, a direção apenas tentou ajudar para que os cerca de 120 pais não ficassem dormindo na rua durante esse período. “Em Vilhena não há necessidade de fazer filas em frente às escolas. Temos vagas sobrando. O que existe é uma preferência dos pais por uma determinada escola”, explica.
Na manhã desta quarta-feira (15) uma mãe que não quis se identificar foi até a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Vilhena para falar com o coordenador. “Nós entendemos a diretora, mas com a chuva que teve essa noite, até quem tinha barraca se molhou, então decidimos buscar ajuda. Agora está bem melhor e mais seguro”, conta a mulher. Segundo o coordenador, como a quadra é afastada da escola, a única condição seria que se formasse uma comissão de pais para cuidar da ordem do local.
Flávio Passos, de 39 anos, um dos seis membros da comissão, conta que os pais foram para a quadra por volta das 12h desta quarta. Lá, várias vezes ao dia, acontece uma chamada para manter a ordem de chegada dos pais.
Nogueira salienta que em Vilhena a oferta de vagas, tanto na rede estadual quando municipal, é maior do que a procura, o problema é a distribuição dos alunos. “Temos vagas sobrando, o que precisamos é da compreensão da comunidade, porque não tem como apenas uma escola atender toda a demanda de alunos”, ressalta. Os pais alegam que um dos motivos da fila é pelo bom desempenho da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas Nogueira afirma que isso não é tão determinante, já que a Escola Estadual Wilson Camargo, com a melhor nota do IDEB da cidade - 6,0 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais - não tem filas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário