MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sesab confirma 1ª morte por dengue hemorrágica em 2014 em Itabuna


Caso foi registrado no interior, em cidade localizada a 440 km de Salvador.
Por conta de risco de epidemia, pré-carnaval na cidade foi cancelado.

Do G1 Bahia

dengue (Foto: Reprodução/TV Globo)Pré-carnaval foi cancelado por risco de epidemia
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou ao G1, na tarde desta sexta-feira (24), a morte de uma adolescente do muncípio de Itabuna, cidade localizada a cerca de 440 km de Salvador, vítima de dengue hemorrágica. A jovem estava internada no Hospital Base de Itabuna.
Iminência de epidemia cancela festa
O retorno do pré-carnaval de Itabuna, que não ocorre desde 2009, foi mais uma vez adiado. O prefeito Claudevane Leite cancelou a festa, agendada para ocorrer entre os dias 13 e 16 de feveiro, alegando três grandes motivações: a iminência de epidemia de dengue no município, a constância das chuvas na região e a falta de patrocínio que cubra todos os custos do evento sem a utilização de dinheiro público.
A decisão, inclusive, acata recomendação feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), no último dia 20 de janeiro. Baseado no último Levantamento de Índices Rápidos de Aedes Aegypti (Dezembro/2013), que aponta que 27,5% das residências do município têm larvas do mosquito da dengue, o promotor de Justiça Patrick Pires da Costa afirma que a realização da festa representaria um dano ao interesse público.
“Mesmo que a contratação dos músicos e bandas fique sob a incumbência da iniciativa privada, o apoio logístico e depublicidade eventualmente assumidos pela municipalidade acarretam gastos vultosos”, disse o promotor de Justiça por meio de nota oficial, ao ressaltar que a verba pública deve ser gasta em demanda de necessidade prioritária.
A prefeitura de Itabuna, por meio de nota oficial, informou que o retorno da festa foi  divulgado em um período em que as condições do município eram satisfatórias. "Os dados disponíveis não eram desfavoráveis, mas, desde a semana passada vários fatores foram apresentados, levando à conclusão de que não é sensato aumentar os riscos para a população", informa a nota.
Casos em Salvador
Na tarde desta sexta-feira (24), a Sesab encaminhou à imprensa uma nota oficial que indica uma prévia do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, realizado em 50 mil imóveis em Salvador. De acordo com os dados, Salvador está em estado de alerta com relação à dengue. Ainda de acordo com o órgão, cidade registrou um índice médio de 2,6%, com variação entre área com baixo percentual e outras onde que apresentaram alto risco de contaminação pela doença.
O Ministério da Saúde considera risco baixo um índice de infestação menor que 1%. Acima de 1% até 3,9% representa um sinal de alerta e já partir de 3,9% a área é classificada como de alto risco de contaminação pela dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário