Felipe Gomes/Colaborador
Alagamento na avenida Vilarinho - Felipe Gomes/Colaborador
Alagamento na avenida Vilarinho, em Venda Nova, causou transtornos aos motoristas


O forte temporal que atingiu Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira (20) causou alagamentos e derrubou árvores em várias regiões da cidade.
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), as áreas mais afetadas foram as regionais Pampulha e Venda Nova. Nesses pontos, pelo menos quatro árvores caíram com a força da água e vento. As quedas ocorreram nas ruas Antônio Rochid, bairro Letícia, e dos Canoeiros, bairro Santa Mônica, ambas na região de Venda Nova, e nas ruas Muriaé, bairro Santa Amélia, e Bianca, bairro Bandeirantes, as duas na Pampulha. Outra planta caiu na rua Professor Geraldo Fontes, bairro União, região Nordeste da capital mineira.
         Chuva avenida Vilarinho                Chuva alagou a avenida Vilarinho, em Venda Nova ( Foto: Elios Bruno/Colaborador) 
            Alagamento na avenida Vilarinho (Fotos: Felipe Gomes (E) - e Elios Bruno (D)/ Colaboradores)
 

Segundo o órgão, a avenida Vilarinho, ainda em Venda Nova, ficou totalmente alagada e motoristas e pedestres tiveram que evitar passar por essa região. A via chegou a ficar interditada, mas foi liberada em menos de uma hora. Alguns carros foram arrastados por correnteza formada e pessoas ficaram ilhadas. Situação semelhante ocorreu em grande parte do Anel Rodoviário e avenida Antônio Carlos, onde a maioria dos semáforos ficou sem funcionar.
                               Chuva na avenida Vilarinho
Moradores também da região da Pampulha e Venda Nova relataram, por meio das redes sociais, que choveu granizo em alguns pontos. Os internautas relataram que o temporal pegou muita gente de surpresa, assim como assustou. Também pelo Twitter e Facebook, as pessoas contaram que um raio caiu no campo do Centro de Treinamentos Lanna Drumond, na Pampulha, e o treinamento do América teve que ser cancelado.
                       Chuva de granizo em BH - 20/01/14   
                        Granizo na região de Venda Nova (Foto: Guilherme Millas/Colaborador) 
A chuva e forte vento ainda causou a queda de toldo que cobre parte do estacionamento do Hiper ViaBrasil, na Pampulha. Alguns veículos foram atingidos, mas o valor total do prejuízo não foi informado. Não há informações de feridos e, conforme dona de quiosque que fica no segundo andar do estabelecimento comercial, o teto de gesso do hipermercado também cedeu e muita água e pedras de granizo entraram nas lojas e danificaram produtos. A administração do Hiper ViaBrasil não se pronunciou sobre o ocorrido.
Chuva derruba toldo do estacionamento do Via Brasil - Luiz Costa/Hoje em Dia
Chuva derrubou o toldo do estacionamento do Via Brasil, danificando carro (Foto: Luiz Costa/Hoje em Dia)
A chuva de granizo ainda causou a queda de muro de 10 metros no Condomínio Lagoa, no bairro Santa Branca. Ninguém ou algo foi atingido e moradores do local contaram que viram quando grande volume de granizo e água ficou concentrado no pé do muro e ele caiu em seguida.

Granizo no telhado de uma casa no bairro Água Branca - Foto: Leonardo Augusto Fernandes/Colaborador Estragos e granizo no bairro Santa Branca (Foto: Leonardo Augusto Fernandes/Colaborador)
Previsão
Conforme alerta emitido pela Comdec no começo da tarde, o previsto era que as pancadas de chuva chegassem até 50 mm em BH, sendo que seriam acompanhadas de raios e ventos de 50km/h. A previsão é válida até às 23h59 desta segunda. No entanto, o órgão registrou que o volume de chuva, antes das 17 horas, foi de 41,6 mm, em Venda Nova, e 53,2 mm, na Pampulha. Também havia previsão de pancadas de chuva moderada, com rajadas de vento e raios, para os municípios de Sete Lagoas, Prudente de Morais e Funilândia.