MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

Turistas se encantam com mercados centrais de Aracaju


Pontos turísticos reúnem artesanato, comidas típicas e frutas regionais.
Crescimento do turismo deve ser de 8% até março.

Marina Fontenele Do G1 SE

Com o turismo fortalecido, comerciantes comemoram vendas (Foto: Marina Fontenele/G1)Com o turismo fortalecido, comerciantes comemoram vendas (Foto: Marina Fontenele/G1)
Janeiro é considerado um dos melhores meses do ano para o turismo em Aracaju, em Sergipe. Nesse período a visita de pessoas de outros estados e países aumenta e, consequentemente, a movimentação nos Mercados Municipais Governador Albano Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz, localizados no Centro da capital. Lá é possível encontrar artesanato, comidas típicas, flores e frutas regionais.

A expectativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é que entre dezembro de 2013 a março de 2014 cerca de 432 mil turistas tenham visitado Sergipe, isso representa aumento de 8% se comparado com o mesmo período no ano anterior. Já os hotéis estão com 90% de ocupação nos mais de sete mil leitos disponíveis na capital.
Os mercados municipais já entraram para o roteiro obrigatório para quem vem conhecer Aracaju. “Estamos encantados com a cidade que é muito limpa e organizada. Gostamos muito da comida e do artesanato, tanto que estamos levando lembranças para os amigos. Também compramos castanha de caju porque o quilo é bem mais caro em São Paulo”, afirma Maria Cecília Pereira Quarelli, que está com mais seis familiares de quatro gerações diferentes nesta viagem.
"Gostamos muito da comida e artesanato", afirma Maria Cecília  (Foto: Marina Fontenele/G1)"Gostamos muito da comida e do artesanato", afirma Maria Cecília (Foto: Marina Fontenele/G1)
Para o vendedor Marcos Aurélio dos Santos, que trabalha no Mercado Thales Ferraz há 18 anos, este mês já registra aumento relevante. “Posso dizer que o movimento por aqui aumentou cerca de 90% nos últimos dias se comparado com janeiro de 2013”, comemora.
Segundo a comerciante Aldeci Freire, os itens mais procurados pelos turistas são as lembranças que identificam de qual cidade elas são como chaveiros, porta-retratos, camisas, sandálias de couro e redes. Os preços variam entre R$ 1,50 e R$ 20 por presente.
Segundo Aldeci, chaveiros, porta-retratos e camisas são os itens mais procurados (Foto: Marina Fontenele/G1)Segundo Aldeci, chaveiros, porta-retratos e camisas são os mais procurados (Foto: Marina Fontenele/G1)
“O volume de vendas cresce nos meses de dezembro e janeiro, mas ainda considero um aumento tímido. Se comparado com 2013, acho que está no mesmo patamar. Só quem vem aos mercados são os turistas, os sergipanos bem que poderiam dar mais valor ao que é deles”, analisa.
Ildeia disse que ficou encantada com as sandálias de couro (Foto: Marina Fontenele/G1)Ildeia disse que ficou encantada com as sandálias de couro (Foto: Marina Fontenele/G1)
Consumo de cultura local
A funcionária pública Ildeia Mendes Perboire e o marido resolveram pegar a estrada para atravessar os estados de Minas Gerais e Bahia até se instalarem na Praia do Saco, em Sergipe. “Foram 1,3 mil quilômetros de chão que valeram a pena. As BR 101 e BR 116 estão surpreendentemente conservadas, o que nos estimula voltar outras vezes. E na visita aos mercados municipais consigo entender porque eles são quase que pontos obrigatórios para visitação. Aqui é possível encontrar um pouco de cada tipo de artesanato e a culinária que dão a identidade local”, afirma.
Cordelista já perdeu as contas de quantos livretos já vendeu (Foto: Marina Fontenele/G1)Cordelista já perdeu as contas de quantos livretos já vendeu (Foto: Marina Fontenele/G1)
O cordelista Joelson Santana Cabral compartilha da mesma opinião de Aldeci quando o assunto é a falta de reconhecimento da população local sobre a importância dos mercados municipais. Apesar disso, ele comemora a procura crescente por cordéis que são folhetos com histórias com rima, métrica e oração. “Minha clientela principal é formada por turistas e pesquisadores da literatura regional. Nem sei dizer de quanto é esse aumento porque vendo muitos livretos por dia”, revela Joelson, que dá continuidade ao trabalho herdado do pai.
Grupo de amigos em visita aos mercados municipais da capital (Foto: Marina Fontenele/G1)Grupo de amigos em visita aos mercados municipais da capital (Foto: Marina Fontenele/G1)
A policial civil Juliana Ferreira também vai levar boas impressões das férias. Ela, o namorado e um casal de amigos enfrentaram uma longa viagem de carro desde o município de Jaru, em Rondônia. “Pesquisamos os pontos turísticos pela internet e montamos o nosso roteiro. Estamos curtindo o passeio pelos mercados e ainda quero experimentar frutas regionais”, revela.
Com o aumento da movimentação, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) reforçou a segurança nos mercados e demais pontos turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário