MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Vaca dá à luz quatro bezerros de uma só vez; chance é de 1 em 180 milhões


Animais foram gerados após uma única dose de inseminação artificial.
Os quatro são do mesmo sexo; especialista diz que há um caso no mundo.

Eduado Cristófoli Do G1 SC

A vaca chamada Boneca teve quatro filhotes em sua terceira gestação (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)A vaca chamada Boneca teve quatro filhotes em sua terceira gestação (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)
Uma vaca deu à luz quatro bezerros de uma só vez em Barra Bonita, município localizado no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a especialista em reprodução animal, Lilian Iguma, da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), no Brasil este é o primeiro caso que se tem notícia. De acordo com ela, a probabilidade de uma vaca ter quadrigêmeos é de uma em 11 milhões.
Este caso de Barra Bonita é ainda mais raro por se tratar de quatro bezerros machos - há apenas um registro no mundo de uma vaca que teve quadrigêmeos do mesmo sexo. Foi na Califórnia, nos Estados Unidos, quando uma vaca teve quatro fêmeas. A probabilidade disso se repetir é de uma em 180 milhões, segundo a especialista.
Veterinária afirma que o animal passa bem (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)Veterinária afirma que o animal passa bem
(Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)
O nascimento chamou a atenção de moradores e produtores, ainda pelo fato de o animal bovino já ter parido anteriormente novilhos gêmeos. "Olha, ela vem duplicando. Já pariu um, depois dois e agora quatro", contou Sadi Pandolfo, o produtor de leite e dono da vaca que teve quadrigêmeos em sua terceira gestação. "Dessa vez a barriga era maior", relatou o produtor, que também afirmou que o bovino não está à venda.
Boneca, como a vaca é carinhosamente chamada, deu à luz quatro bezerros sem a ajuda de ninguém no dia 4 de janeiro. O parto ocorreu sobre um gramado na propriedade de Sadi Pandolfo, na comunidade de Alto Caçador, que fica no interior do município de Barra Bonita.
"De dois ou três filhotes eu já ouvi falar, inclusive na minha propriedade teve uma que pariu gêmeos, agora nascer quatro bezerros de uma só vaca eu nunca ouvi falar na minha vida. É um fato muito raro", relatou Valmir Marangon, secretário de Agricultura do município.
Produtor de leite afirmou que o animal não está à venda (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)Produtor de leite afirmou que o animal não está à
venda (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)
Os bezerros foram gerados após uma única dose de inseminação artificial. A vaca tem cinco anos de vida e influência de três raças: Jersey, Holandesa e Pardo Suíço.
Como a Boneca não tem conseguido amamentar os filhotes, os bezerros estão sendo alimentados por outras vacas da propriedade. "Está tudo bem com a saúde dela e dos bezerros. Agora é só realizar o manejo sanitário correto e desverminar", concluiu a médica veterinária Édina Staub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário