MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Veja como cumprir as promessas de ano novo


Especialistas dão dicas para conquistar seus objetivos em 2014.
Acompanhe as orientações para saúde, emprego, finanças e bem-estar


A advogada Thiellen Ximenesdiz que não costuma traçar metas para o ano novo, mas em 2014 foi diferente: "geralmente eu deixo acontecer, mas este ano tracei metas para me planejar. Quero pagar meu apartamento para ter casa própria, passar em um concurso público e cumprir outras metas pessoais, como poupar mais dinheiro, parar de gastar com bobagens, ser mais disciplinada com a saúde e frequentar mais missas", explica.
Já o estudante João Bosco tem um objetivo bem mais específico: ele fuma há 6 anos, e quer largar o vício. "Já tentei parar de fumar várias vezes, já passei mais de seis meses sem fumar, mas é muito difícil. A hora que vai mais vai fazer falta é no intervalo da aula", explica o jovem, que fuma uma carteira de cigarro por dia.
Segundo Bosco, traçar metas ajuda a alcançar o objetivo. "Por ser uma meta de ano novo, vai facilitar com certeza. No início desse ano, com tudo da minha vida melhorando, eu acredito que eu consiga. Quero parar por uma questão de saúde: eu vou voltar a treinar jiu-jitsu, vou correr e ver se, com o exercício físico, perco a vontade de fumar. O esporte vai me ajudar a parar", explica.
Para ajudar pessoas como Thiellen e Bosco, o G1 ouviu um time de médicos, professores, psicólogos e economistas para saber dicas de como cumprir as metas de ano novo - afinal, segundo especialistas, a motivação correta é o primeiro passo para alcançar seus objetivos. Acompanhe:
GNews - Dinheiro (Foto: GloboNews)Planejamento financeiro e cuidados com os
juros são boas dicas para quem quer dinheiro
e prosperidade em 2014 (Foto: GloboNews)
Dinheiro no bolso
Para o economista Sérgio Bacury, a melhor forma de ter dinheiro no bolso é saber poupar. “É preciso ter determinação de poupar mensalmente, planejar suas despesas, não comprar além do necessário e não comprometer sua receita futura”. Segundo Bacury, as principais causas de endividamento são o excesso na hora de comprar e a falta de planejamento com parcelas e juros. Outra orientação importante é saber investir seu dinheiro: “O melhor é conversar com o gerente do seu banco, pois ele vai indicar a melhor aplicação financeira, seja renda fixa ou caderneta de poupança. Uma outra forma de poupança indireta são os consórcios de imóveis, neste caso você está pagando pelo que vai adquirir por meio de uma poupança “forçada” mensalmente, e que apresenta baixo custo de administração.
Enem para 30 mil pessoas privadas de liberdade será nesta terça e quarta (Foto: Victor Moriyama/G1)Estudar com antecedência evita o desespero na
hora da prova (Foto: Victor Moriyama/G1)
Dedicação aos estudos
Quando a meta de 2014 é passar em uma prova, seja de concurso ou de vestibular, o principal é começar cedo. “A primeira dica é sempre estudar com antecedência”, explica Waldomário Melo, coordenador de cursinho preparatório. “Além da sala de aula, é necessário estudar mais duas horas com exercícios, leituras e um reforço para assimilar esse conteúdo. Procurar provas anteriores também é uma boa ideia, e ajuda na preparação”, define. Segundo o coordenador, os estudantes precisam ter um domínio geral de todas as disciplinas, já que o peso das matérias costuma ser equivalente. “Qualquer matéria pode ser fatal na decisão, então é preciso estar preparado para todas”, conclui.
Sem determinação, remédios não resolvem problema de quem quer parar de fumar em 2014 (Foto: Geraldo Jr/ G1)Sem determinação, remédios não resolvem
problema de quem quer parar de fumar em 2014
(Foto: Geraldo Jr/ G1)
Parar de fumar
De acordo com o pneumologista Cleonardo Silva, não existe remédio que faça a pessoa parar de fumar: é preciso, antes de tudo, querer abandonar o vício. “A primeira coisa é a decisão pessoal. Sem isso, não tem remédio que dê jeito. Depois, é diminuir a utilização do cigarro: com isso uma pessoa que fuma uma carteira por dia pode reduzir seu consumo em 30%. É preciso identificar o que desencadeia a vontade de fumar e mudar hábitos, evitando locais e situações para passar os 15 dias iniciais, que são a fase crítica. Se a pessoa não conseguir, pode procurar um médico para suplementação de nicotina ou medicação específica. Quando a pessoa tem vontade de parar, a gente dá uma força".

Público participa do medida Certa em Porto Alegre (Foto: Gabriela Haas/RBS TV)Exercícios físicos e mudanças de hábito são
fundamentais para quem quer perder peso em
2014(Foto: Gabriela Haas/RBS TV)
Perder de peso
Segundo a endocrinologista Amanda Machado, quem queremagrecer precisa de determinação para resistir às tentações. “Mudar alguns hábitos de vida seria a minha principal dica para se manter saudável em 2014”, explica a médica. Para ela, é importante pensar em longo prazo, já que não existe resultado imediato. “As dietas milagrosas, que prometem resultados imediatos, podem até servir de estímulo e pontapé inicial para a mudança, porém alguns cuidados são fundamentais. O emagrecimento é um processo gradativo para não ser prejudicial à saúde. Muitas vezes o peso perdido nessas dietas não é de gordura, mas de músculos e água. Não se deve consumir medicamentos sem consultar um especialista”, orienta.
Casal fantasiado entra na água na celebração de Ano Novo da praia de nudismo de Le Cap d’Agde, no sul da França (Foto: Pascal Guyot/AFP)Casal fantasiado celebra ano novo na França
(Foto: Pascal Guyot/AFP)
Melhorar relacionamentos
Para ter sucesso no amor, fortalecer amizades e renovar laços os especialistas recomendam que, antes de tudo, a pessoa esteja de bem consigo mesma - e quem precisa de ajuda para ter este tipo de equilíbrio pode procurar um especialista. “O essencial é buscar ajuda profissional para se ter autoconhecimento, com terapia. A própria pessoa precisa identificar quais comportamentos lhe fazem mal e buscar maneiras de mudar. Se é algo de muito tempo, é mais complicado. É importante falar sobre as situações da vida e não guardar os sentimentos ruins”, explica a psicóloga Ivana Noleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário