MEDIÇÃO DE TERRA

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sábado, 18 de janeiro de 2014

Voo da TAM atrasa em Boa Vista e passageiros se revoltam


Avião de Brasília para Boa Vista parou em Manaus sob ameaça de bomba.
Passageiros dizem que empresa não dá explicações; atraso já dura 3h.

Marcelo Marques Do G1 RR

Passageiros buscavam informação do voo no guichê da TAM (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)Passageiros buscavam informação do voo no guichê da TAM (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)
Passageiros do voo da TAM 3541 se revoltaram na tarde deste sábado (18) devido ao atraso da aeronave, que partiria às 13h25 do Aeroporto Internacional Atlas Cantanhede de Boa Vista com destino a Brasília. Usuários da empresa aérea reclamaram da demora da decolagem, que já durava mais de três horas, e da falta de informação dos funcionários da companhia.
O motivo do atraso seria o fechamento para pousos e decolagens do aeroporto internacional  Eduardo Gomes, em Manaus, após suspeita de bomba em um avião da TAM. Uma aeronave da companhia, que permaneceu na capital amazonense, teria como destino Boa Vista, onde embarcariam os passageiros para Brasília.
O painel de informação de partidas e chegadas de aeronaves, no aeroporto de Boa Vista, registrava o voo 3541 como cancelado. Mas minutos depois estava descrito como 'previsto',  de acordo com o passageiro Hamilton Vasconcelos. Ele estava de férias em Boa Vista e reclamou porque a TAM não informou o motivo do atraso ou cancelamento do voo.
"Estou há mais de três horas para embarcar e nada. O meu voo era para decolar às 13h25. Eu e outras pessoas estamos aguardando alguma providência. Tenho meus compromissos e nenhuma informação foi prestada pelos funcionários da companhia. Há crianças de colo e também idosos, que estão em pé. Isso é um absurdo. Não há nenhum tipo de assistência para nós", desabafou o passageiro.
Outro passageiro, Ângelo Fernandes, disse que semana passada iria viajar, mas a TAM teria cancelado  voo.
"Disseram que uma aeronave estava em manutenção e não poderia viajar. Agora, esse atraso  para atrapalhar meus compromissos. E a empresa não emite nenhum comunicado para os passageiros. Isso é revoltante", disse, acrescentando que terá de remarcar a passagem.
Laurent Grevelinger reclamou da falta de assistência por parte da TAM e ressaltou algumas das obrigações da empresa aérea, em situações de atraso ou cancelamento.
"No caso de cancelamento, o passageiro  pode ter o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque ou também remarcar o voo sem custo para data de sua conveniência. O que se percebe nesse tumulto é a falta de organização da empresa", assegurou.
Passageiros provenientes de outros estados, que deveriam ter desembarcado em Manaus, seguiram em um avião da TAM direto para Boa Vista em razão do fechamento do aeroporto amazonense.
"Não sei a que horas vamos partir. Era para eu ficar em Manaus e parei em Boa Vista. Vou aguardar alguma decisão deles para ir para meu destino", disse um passageiro que saiu de Salvador.
Um funcionário da Infraero informou que a empresa pública cuida apenas da infraestrutura dos aeroportos. "Não podemos responder pelas companhias aéreas. Acionamos a Polícia Federal e a Polícia Militar para controlar um possível tumulto", alegou. O G1 tentou entrar em contato com a TAM por telefone, mas as ligações não foram atendidas.
O painel mostrava o cancelamento do voo 3541; minutos depois, o mesmo voo aparecia como 'previsto' (Foto: Hamilton Vasconcelos/Arquivo pessoal)O painel mostrava o cancelamento do voo 3541; minutos depois, o mesmo voo aparecia como 'previsto' (Foto: Hamilton Vasconcelos/Arquivo pessoal)

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