MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ZH tira dúvidas sobre o calorão pelo qual passam os gaúchos neste mês de janeiro


Por exemplo: será que é possível fritar ovo no asfalto? Confira!

ZH tira dúvidas sobre o calorão pelo qual passam os gaúchos neste mês de janeiro Arte/ZH
Foto: Arte / ZH
Pelo terceiro dia consecutivo, Porto Alegre registrou a temperatura mais alta entre as capitais brasileiras. Por volta das 15h desta terça-feira, os termômetros marcaram 37,1ºC na capital gaúcha. No Rio de Janeiro, a marca ficou em 35ºC e, em Boa Vista, a temperatura não passou dos 33ºC. Até nas praias nordestinas o calor foi menor: 32,3ºC em Aracaju.

Embora pareça descompassada, a dança dos termômetros é considerada normal para esta época do ano.

– A intensidade do calor depende da chuva. Onde chove mais, a temperatura é menor. Este período é de chuva nas outras regiões do país, enquanto no Sul a temporada é de seca – explica o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

A chuva deve chegar ao Rio Grande do Sul somente na sexta-feira, reduzindo as máximas para 24ºC no fim de semana. Até esta quarta-feira, no entanto, a onda de calor continuará causando desconforto aos gaúchos, que apelam para soluções caseiras, como colocar uma bacia d’água no meio da sala para se refrescar. Mas será que resolve?

Zero Hora consultou especialistas para desfazer este e outros mitos. Por exemplo: será que é possível fritar ovo no asfalto? Confira!




VERDADE. Em dias muito quentes, a temperatura externa do veículo pode passar dos 50ºC. Com isso, o painel superaquece. Se o ar-condicionado for ligado no máximo, com as janelas fechadas, o sistema será sobrecarregado e pode ocorrer queima ou derretimento dos fios, danificando o equipamento. O empresário do ramo de ar-condicionado automotivo Marcelo Ramos orienta a deixar as janelas abertas por um tempo, já com o ar ligado, para acelerar o resfriamento do painel e evitar perda de eficiência.



DEPENDE. A professora da faculdade de Moda da Universidade Feevale Marina Seibert explica que o preto tem a característica de reter calor, enquanto o branco reflete os raios solares e proporciona maior sensação de frescor. Entretanto, se o branco for usado perto do colo, por exemplo, o calor pode refletir para o rosto e aumentar a sensação de abafamento. A escolha têxtil também é importante: mesmo com cores mais escuras, se as peças forem de materiais que permitem a transpiração ou tiverem perfurações, como as rendas, isso irá interferir na sensação térmica corporal.



MITO. Bebês sentem tanto calor quanto adultos. Segundo o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Marcelo Pavese Porto, em temperaturas muito baixas, crianças pequenas podem sentir mais frio do que adultos, mas não no calor extremo. Segundo o pediatra, em dias de calorão, o ideal é deixar a criança somente de fraldas. Bebês que estão em fase de aleitamento podem solicitar mais vezes por dia o peito da mãe, porque sentem sede, e o leite materno é o melhor nutriente que a criança pode ter para evitar desidratação durante o verão.




MITO. O chimarrão tem efeito diurético, então, ao mesmo tempo que hidrata, faz com que a pessoa perca líquido. O mais indicado, segundo a nutricionista Júlia Dubin Melnick, é usar o chimarrão como complemento à hidratação, não como substituto à água. Além da água pura, água de coco e bebidas isotônicas ajudam a manter o corpo bem hidratado no calor.




VERDADE. Mas não por muito tempo. Alimentos gelados proporcionam sensação de frescor imediato. A dica da nutricionista Júlia Dubin Melnick é fazer picolés em casa, congelando sucos naturais de frutas, sem adição de açúcar, ou mesmo iogurtes, para reduzir o potencial calórico do refresco.




DEPENDE. Conforme o pneumologista Adalberto Rubin, pesquisador clínico em doenças respiratórias, se o ar-condicionado mantiver a temperatura estável em torno dos 23ºC não há riscos à saúde. O problema é quando o ambiente fica resfriado demais, pois isso resseca o ar, causando irritação nas vias respiratórias. Ventilador diretamente voltado para a cama têm o mesmo efeito. Segundo Rubin, o risco é maior para pessoas que têm problemas respiratórios pregressos, como bronquite, asma ou enfisema pulmonar.




VERDADE. De acordo com o pneumologista Adalberto Rubin, professor da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), mesmo sem estar perto de um ventilador, uma bacia de água ou gelo e até mesmo uma toalha molhada ajudam a aumentar a umidade do ar, reduzindo a sensação de calor.
Está tão quente que dá para fritar um ovo no asfalto.DEPENDE. ZH fez a experiência e comprovou que, apesar do calorão, o dito popular é, na maioria das vezes, uma figura de linguagem. Entre as 14h30min e as 15h desta terça-feira, horário do dia em que o calor é mais intenso, a temperatura do asfalto, medida com um termômetro de contato, chegou a 65ºC. Para fritar um ovo, seria preciso que o local alcançasse aproximadamente 90ºC.

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário