MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

No aeroporto: Encanto e alegria já na chegada para a folia baiana


por
Noemi Flores/Tribuna da Bahia
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Angelo Pontes - Tribuna da Bahia
Quem chega em salvador, recebe das baianas fitas do senhor do Bonfim e muito axé para a folia

Encanto, satisfação e alegria. Estes eram os sentimentos dos turistas que desembarcaram ontem, no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, para a maior festa momesca do planeta. Logo de chegada foram recepcionados com um sorriso largo e simpático por quatro baianas, que distribuíam fitinha de Nosso Senhor do Bonfim, com indumentárias em tons verdes, cor do orixá do dia: Oxóssi.
E foi neste clima que o empresário paulista Vinicius Minello chegou na terra do Carnaval, pela terceira vez, já com reserva em um hotel a cerca de 300 metros da folia. “Adoro esta festa, a definição mais justa para o Carnaval da Bahia é fantástico”.
Pela 11ª vez vai participar da festa momesca, trata-se da piauiense Alzira de Pádua, da capital Teresina. Ela era só alegria no desembarque. “Gosto demais desta terra acolhedora, as pessoas sempre com um sorriso nos lábios, já irradiam muita alegria. O Carnaval daqui para mim é o melhor do mundo, até mesmo que o do Rio de Janeiro”, comentou.Na espera dos turistas, dava para se observar vários cartazes com nomes de pessoas, de agências de viagens e de serviços. 
Procurando um destes cartazes estava o francês Gerard Volois, ele explicou. “É a primeira vez que venho a Salvador, então estou procurando o meu agente de viagem que vai indicar um guia”, informou, no que foi prontamente atendido.
Mas as praias também estão nas agendas dos turistas, a sueca Melissa Barzen chegou acompanhada dos pais para sair em dois blocos na avenida, enquanto seus pais optaram por praia no Litoral Norte. “Eles querem aproveitar as praias daqui, enquanto quero muita dança”, afirmou sorrindo.
As baianas também estavam alegres por recepcionarem tantos turistas, que segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo, cerca de 400 mil desembarcam no Aeroporto de Salvador para a grande festa momesca.
“Trabalho há quatro anos. É um trabalho muito prazeroso e feliz a gente ver a simpatia e a expectativa dos turistas quando chegam na nossa terra”, afirmou a baiana Jamile Reis.  
Operação Guias
A Operação Guias e Monitores do Carnaval, da Secretaria do Turismo da Bahia, teve início oficial ontem, no Aeroporto Internacional de Salvador. O projeto conta com 300 profissionais que ficarão espalhados em 21 pontos, como porto, aeroporto, rodoviária, hotéis, ferryboat e locais estratégicos dos três circuitos da folia (Pelourinho, Campo Grande e Barra). Pelo sétimo ano consecutivo, os turistas terão o auxílio de profissionais habilitados em até seis idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. Alguns guias e monitores também farão atendimento em russo, japonês e mandarim.
Além dos idiomas estrangeiros, haverá atendimento na Língua Brasileira de Sinais, para surdos.  A operação funciona 24 horas, com início às 00h do dia 27.02.2014 (quinta-feira) e término às 12h do dia 05.03.2014 (quarta-feira de cinzas).
De acordo com o secretário do Turismo, Pedro Galvão, nos últimos sete anos foram feitos aproximadamente 500 mil atendimentos. “Somente em 2013, 144 mil pessoas utilizaram o serviço”, disse.
Áreas de atuação: Aeroporto, Rodoviária, Pelourinho, Porto/ Codeba, Comércio/Mercado Modelo,  Circuito Dodô-Barra-Ondina, Circuito Batatinha- Centro Histórico, Circuito Osmar, Campo Grande Avenida Sete de Setembro, Vila Diversidade-Largo Dois de Julho, Vila Infantil –Passeio Público, Delegacia de Polícia Civil, Deltur.  
Sete idiomas
Durante o Carnaval, o Disque Bahia Turismo, que funciona normalmente 24 horas em inglês, espanhol e português, terá o reforço de línguas como russo, alemão, francês e italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário