MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de março de 2014

Alunos da rede pública participam de oficinas de cinema no ES


Projeto 'Vídeo nas Comunidades' já passou por Feu Rosa e Cariacica.
Proposta é promover interesse pela linguagem audiovisual.

Naiara Arpini Do G1 ES

Alunos produzem curta-metragem sob as comunidades onde moram (Foto: Divulgação/ Secult )Alunos produzem curta-metragem sob as
comunidades onde moram (Foto: Divulgação/ Secult )
Cerca de 250 alunos de 12 escolas da rede pública de ensino da Grande Vitória vão utilizar os bairros e comunidades onde moram como cenários para a produção de curta-metragens. A atividade faz parte do projeto “Vídeo nas Comunidades”, que oferece aos estudantes a oportunidade de  entrar em contato com o universo audiovisual através de oficinas gratuitas. As atividades vão até junho de 2014.
Durante as atividades, os jovens vão receber a orientação de profissionais do audiovisual, obtendo conhecimentos teóricos e práticos sobre cinema e vídeo. Processos como pesquisa e elaboração de roteiro, captação de imagens, concepção de áudio e luz e edição estão no cronograma a ser cumprido. Ao final das oficinas, cada turma poderá apresentar na comunidade o curta-metragem produzido.
Oficinas
As oficinas têm como proposta promover a formação audiovisual para jovens estudantes do ensino público a fim de estimular o interesse pela linguagem audiovisual. Depois de passar por Feu Rosa e Jacaraípe, na Serra, o projeto está sendo desenvolvido em Vila Nova de Colares, no mesmo município. Cerca de 40 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Nova de Colares vão produzir um documentário que retrata um tema relacionado ao cotidiano da comunidade. As atividades acontecem das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
Além desses bairros, o projeto deve atender às comunidades  de Terra Vermelha, Santa Rita, São Torquato, Ilha dos Aires e Cobi de Baixo, em Vila Velha; Bairro da Penha, Santo Antônio e São Pedro, em Vitória; Planalto Serrano e Central Carapina, na Serra; Nova Rosa da Penha I, Nova Esperança e Rio Marinho, em Cariacica; e Nova Bethânia e Vila Bethânia, em Viana.

'Vídeo nas Comunidades'
O projeto “Vídeo nas Comunidades” é uma realização do governo do Espírito Santo. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria Nacional de Audiovisual. O projeto tem a produção do Instituto Parceiros do Bem e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA)/Galpão Produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário