MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de março de 2014

Donos de imóveis esperam que preços subam após a requalificação da Barra


por
Maíra Côrtes
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA

As obras de requalificação na Barra nem terminaram e já mudaram a cara da região. Junto com as intervenções, a expectativa é de valorização, como acredita o diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - seção Bahia (Creci/BA), Noel Silva. “O momento de comprar é agora. A área da Barra estava degradada e, esses trabalhos certamente vão se traduzir em números para quem quiser negociar imóveis depois”, afirmou.
Ainda segundo o diretor, a procura por imóveis na região da Barra já começou a aumentar. Ele explica que a região passou a ser mais procurada pela classe média de Salvador. “Ao fim dessas obras, os preços tendem a subir novamente. Isso porque, nos últimos cinco anos, vivenciamos um excesso de unidades residenciais. A tendência é que, dentro de 18 meses, esse volume seja “queimado”, disse Noel Silva, que destacou que o mercado está para o comprador.
O administrador de imóveis, Elias Santana, disse que ainda não percebeu muito essa mudança. O imóvel comercial que ele tem para alugar, localizado na esquina da Rua Francisco Otaviano com a Miguel Bourdier, bem próximo onde estão sendo realizadas intervenções da prefeitura, tem atraído muitos interessados, mas ele atribui a alta procura a outro motivo. “Talvez seja porque o imóvel disponibilize oito vagas para estacionamento, coisa que está ficando escassa nesta área”, disse Elias.
As vagas para os carros na Barra são uma das principais preocupações da corretora Márcia Reis neste momento. Ela possui seis apartamentos na região da Barra e disse que os estacionamentos influenciam as negociações. “A maioria dos meus imóveis não possuem garagem porque são em prédios antigos. Também tenho uma sala comercial no Barra Center que não consigo alugar porque não tem mais onde estacionar”, bradou.
A corretora teme ainda que as modificações no trânsito sejam irreversíveis e isso acabe implicando nas futuras negociações. Mas, mesmo com algumas dúvidas como devem ficar os locais de estacionamento, alguns especialistas acreditam que as melhorias na Barra devem beneficiar tanto os moradores quanto quem atua no mercado imobiliário.
De acordo com o diretor de Marketing da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba), José Azevedo, “qualquer bairro que passe por uma requalificação será mais valorizado. Foi assim com o Imbuí, Cabula, não tem como ser diferente com a Barra que já é valorizada pela localização e história”, disse. Azevedo acredita que os imóveis nesta região  devem ser valorizados em 10% logo após as obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário