MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de março de 2014

Pescador de Penha, no Litoral Norte, aguarda há nove meses por cirurgia


Ele sofreu acidente em 2013 que perfurou intestino, pulmão e baço.
Homem vive com bolsa coletora que deveria ter sido retirada em 3 meses.

Do G1 SC

Pescador aguarda por cirurgia (Foto: Reprodução/RBS TV)Pescador aguarda por cirurgia há nove meses
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Um morador de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, aguarda há mais de nove meses por uma cirurgia que deveria ter sido realizada há seis meses pelo Sistema Único de Saúde. O pescador, Valdir da Costa, trabalhava em alto-mar quando sofreu um acidente e precisou colocar uma bolsa coletora temporária, em junho do ano passado, mas até este sábado (29) ele ainda aguardava o procedimento para reconstruir o intestino. Segundo o hospital, não há médicos para realizar a cirurgia.
O acidente que Valdir sofreu causou perfurações no intestino, pulmão e fratura nas costas. Na época, o pescador precisou retirar o baço e colocar uma bolsa coletora temporária que deveria ter sido removida três meses após o acidente. Com a demora em realizar o procedimento, ele desenvolveu uma hérnia de disco e precisou se manter afastado do trabalho.
Segundo a Secretaria de Saúde de Penha, o caso de Valdir da Costa foi encaminhado com urgência para a Secretaria de Saúde de Itajaí em novembro do ano passado, mas ainda não houve resposta sobre a data em que a cirurgia será realizada. De acordo com o secretário de Saúde do Município, Cleiby Darossi, “a realização do procedimento depende de Itajaí”.
Em nota, a Secretária de Saúde de Itajaí informou que a demora no atendimento ao paciente ocorre devido à falta de um Cirurgião Proctologista no Hospital Marieta Konder Bornhausen. A situação deve ser resolvida após a contração de dois novos médicos especialistas aprovados em um concurso público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário