MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de abril de 2014

MST invade propriedades rurais em regiões do Rio Grande do Sul


Grupos protestam em locais da Região Central, Norte, Noroeste e Sul.
Segundo líderes do movimento, ação marca o Abril Vermelho no estado.

Do G1 RS*

Grupo do MST invadiu propriedade rural em Passo Fundo, RS (Foto: Francieli Alonso/RBS TV)Grupo do MST invadiu propriedade rural em Passo Fundo, RS (Foto: Francieli Alonso/RBS TV)
Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) realizam protestos em diferentes regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (29). Em Cruz Alta, no Noroeste, cerca de 70 famílias invadiram uma área de 104 hectares. Em Passo Fundo, no Norte, 300 pessoas ocupam uma propriedade rural às margens da RST-153. Já em Santa Maria, Região Central, a mobilização foi em frente à superintendência da Caixa Econômica Federal, enquanto na Região Sul, dois grupos invadiram fazendas em Capão do Leão e Pelotas. As ações fazem parte do Abril Vermelho.
Movimento Sem Terra bloqueia rodovia no Norte do RS (Foto: Yasmine Santos/RBS TV)Movimento Sem Terra bloqueia rodovia no Norte do
RS (Foto: Yasmine Santos/RBS TV)
Segundo os líderes do movimento, a área invadida em Cruz Alta pertence à Varig e está arrendada para produtores da região. A intenção do movimento é iniciar a plantação de alimentos orgânicos no local para fornecer para escolas do município.
Já em Passo Fundo, o local fica nas margens da RST-153 e, segundo o movimento, pertence ao advogado foragido Maurício Dal Agnol. A Brigada Militar não confirma a informação.
Segundo a polícia, as famílias chegaram ainda de madrugada, às 4h, de forma pacífica, e tomaram o local por tempo indeterminado. Na pauta de reivindicações está o assentamento de mil famílias ainda neste ano no estado.
Na Região Central, o grupo de cerca de 300 pessoas, veio de sete cidades e ocupou o prédio da superintendência em Santa Maria. Eles não permitem a entrada de funcionários ou clientes. Segundo a líder do movimento, eles reivindicam ao governo federal o cadastramento de 900 famílias em programas de reforma agrária, a liberação de terras e o cadastramento de 1,3 mil famílias no programa Minha Casa Minha Vida. O grupo trouxe barracas, cobertas e alimentos, e afirma que vai permanecer acampado no prédio por tempo indeterminado, até que as exigências sejam atendidas.
Em Capão do Leão são 150 famílias que ocupam 3 mil hectares da Fazenda Galapeia. A invasão começou por volta das 5h desta terça. Segundo a Brigada Militar, que monitora a área invadida, a situação é pacífica na propriedade. O movimento pede a retomada da reforma agrária. Em Pelotas, uma outra área também foi ocupada pelo MST. Desde as 6h, 150 famílias estão na Fazenda Santana, na região da Colônia Z3.
*Colaboraram: Yasmine Santos, Francieli Alonso, Alice Pavanello e Antonio Peixoto Oliveira.
Integrantes do MST fizeram mobilização em frente à Superintendência da CEF em Santa Maria, RS (Foto: Alice Pavanello/RBS TV)Integrantes do MST fizeram mobilização em frente à Superintendência da CEF em Santa Maria, RS (Foto: Alice Pavanello/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário