MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de abril de 2014

Reescrevendo a história. Ala do senado com nome de Militar vai se chamar Ala Prestes.


A mudança do nome da ala Filinto Müller para Ala Luís Carlos Prestes avançou mais uma etapa nesta terça-feira (29/04), com a aprovação pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Projeto de Resolução do Senado. O texto, que já passou pela análise das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação Cultura e Esporte, segue agora para a Mesa do Senado. A votação da proposta foi acompanhada pela neta de Luís Carlos Prestes, Ana Prestes.
O projeto foi apresentado pela senadora Ana Rita (PT-ES) em 2011. Para a parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Müller, que foi militar e senador, e atualmente empresta o nome a ala, não foi um defensor da democracia, por isso não mereceria que a seção do senado permaneça com o seu nome. Uma das ações mais notórias de Filinto Muller foi a ordem para deportação de Olga Benario de volta para a Alemanha.
A senadora disse que rebatizar a ala seria um reconhecimento para Prestes.
"É um reconhecimento de sua luta pela democracia durante um período tão difícil da nossa história" - disse Ana Rita.
É inacreditável como descaradamente tenta-se exaltar Prestes, um homem que fez de tudo para implantar o regime comunista no Brasil. Prestes era íntimo do Partido Comunista Russo, e por sua influência foi aceito no homônimo brasileiro. O político pretendia empreender uma revolução armada no Brasil.
Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), é constrangedor que o Senado tenha uma ala com o nome de Filinto Müller. João Capiberibe (PSB-AP) contou que é doloroso para ele ver o nome de um torturador estampado na Casa.
O senador Capiberibe, que nasceu em 1947 - quando Felinto Muller já era idoso - diz que diariamente ao passar pela ala se lembra das torturas que sofreu.
Em seu relatório, o senador Humberto Costa (PT-PE) avaliou que o projeto assegura o direito à memória e à verdade.
"Cuida-se de substituir a homenagem feita a um agente da intolerância por outra destinada a pôr em destaque um ícone da resistência à repressão" - assinalou o parlamentar.
As senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ângela Portela (PT-RR) e o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) também elogiaram o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário