MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sem caminhões, motoristas estão parados e lixo se acumula em Goiânia


Funcionários denunciam que foram orientados a 'dormir' durante expediente.
Comurg garante que normalização das coletas deve ocorrer até junho.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Os problemas para coleta de lixo na capital continuam e os moradores estão indignados com a sujeira espalhada pelas ruas. As reclamações são ainda maiores desde que uma reportagem da TV Anhanguera mostrou que os motoristas da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passam o dia na garagem, de braços cruzados, por falta de caminhões para a coleta de lixo e foram orientados a "dormir" durante o expediente.
As falhas na coleta de lixo começaram em fevereiro deste ano, quando a Prefeitura de Goiânia deixou de fazer o pagamento a uma das empresas terceirizadas. Com isso, a Comurg perdeu 29 caminhões e passou a ter apenas 12 veículos em funcionamento, sendo que para que a situação seja normalizada, o ideal é que até 70 caminhões estejam em operação. De acordo com o novo presidente da companhia, Nelcivone Melo, mais 40 veículos novos passam por adaptação e devem começar a circular até o início de junho.
Enquanto a situação não é resolvida, os funcionários vão até a sede da Comurg, mas não conseguem sair para o trabalho. Um servidor, que não quis se identificar, diz que gravou uma conversa com um dos chefes do transporte e foi orientado a apenas cumprir o horário. “Chega aqui, bate seu pontinho, fica aqui quietinho ganhando seu dia. Quem saiu, saiu, quem não saiu fica aí dormindo. Vai lá para debaixo da mesa e dorme”, destaca a gravação.
Outro funcionário da Comurg, que também não quis se identificar, diz que passa o dia todo sem fazer nada. “Estão tirando a gente do trabalho para economizar não sei o quê, pois está pagando os salários do mesmo jeito. E a cidade na situação que está”, afirmou.
Nelcivone Melo destacou que a capital vive uma crise, mas que ela terá solução. “Estamos trabalhando para que aqueles 29 caminhões voltem a trabalhar, além de outros 14 de outra empresa terceirizada. Além disso,  temos o plano de contingência que é o uso de caminhões comum para ajudar na coleta. Até a solução teremos que conviver com essa situação”, disse.

Transtornos
Com o impasse e a previsão de que a demora na coleta de lixo continue por mais um mês, pelo menos, os moradores são obrigados a conviver com a sujeira e mau cheiro. “O dia que eles passam para pegar a gente coloca. Mas eles não passam e vai acumulando”, reclama a aposentada Ana Soares, que mora no Jardim Esmeralda.
No Setor Pedro Ludovico a situação é semelhante. A frente do Colégio Estadual Dom Abel, onde estudantes fizeram prova para um concurso federal no domingo (27), as lixeiras não comportaram mais o lixo e as sacolas foram acomodadas no chão. “Tinha gente do país inteiro fazendo prova aqui e vendo essa situação de uma capital”, disse o gerente de produção Jorcilei Batista.
Porta de colégio está cheia de lixo no Setor Pedro Ludovico (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Porta de colégio está cheia de lixo no Setor Pedro Ludovico (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Segundo o engenheiro Marcos Antônio de Oliveira, a coleta de lixo não passa no bairro há mais de 30 dias. Para tentar amenizar a situação, os próprios moradores atearam fogo ao lixo e o mau cheiro se espalhou ainda mais. “Os moradores precisam atear fogo, caso contrário o lixo estaria muito maior”, disse.
Os parques de Goiânia também não estão livres dos entulhos. As caçambas do Jardim Botânico, também no Setor Pedro Ludovico, estão transbordando de lixo e quem frequenta o local precisa desviar das sacolas que tomam conta do passeio.
Em outro parque na Vila Redenção, a única área de lazer pública do bairro, a pista de caminhada, também já está cheia de lixo. Segundo os moradores, os caminhões aparecem sem regularidade e não conseguem levar todo o lixo acumulado. “A gente tem que sentar aqui e esperar o caminhão de braço cruzado. O dia que ele aparece a gente aplaude”, disse o pedreiro Paulo Francisco de Oliveira.
O problema também é compartilhado no Jardim das Aroeiras, onde esperar ônibus nos pontos virou um grande desafio. O mau cheiro incomoda e o lixo oferece risco de doenças.
No Setor Universitário, a sede do diretório do PT, o partido do prefeito Paulo Garcia, também está tomada pelo lixo. Uma árvore existente no local virou lixeira e está sufocada em meio as dezenas de sacolas. O mesmo acontece na frente da sede da Secretaria Municipal de Educação. “É uma situação lamentável”, diz a moradora Ieda Lucy.
Lixo também acumula na frente da Secretaria de Educação de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Lixo também acumula na frente da Secretaria de Educação de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário