MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de maio de 2014

Cerimônia de abertura da Copa se profissionaliza para evitar protestos


por
Thiago Rocha - iG São Paulo

Foto: Reprodução/Instagram de Claudia Leitte
Jennifer Lopez, Pitbull e Cláudia Leitte cantam a música oficial da Copa de 2014
Em junho de 2013, com os movimentos de insatisfação popular em ebulição, a Copa das Confederações no Brasil foi marcada por protestos dentro e fora de campo.
Houve vaias à Dilma Rousseff e a Joseph Blatter em Brasília, cartazes cobrando "padrão Fifa" aos serviços públicos no país, confrontos com policiais e manifestantes infiltrados como voluntários na cerimônia de encerramento do torneio, no Rio de Janeiro, pedindo a anulação da privatização do Maracanã e respeito à causa dos homossexuais.
Um ano depois, os envolvidos com o Mundial se estruturam para conter manifestações nas 12 cidades-sede. Para a cerimônia de abertura, dia 12 de junho, que antecede a partida entreBrasil e Croácia na Arena Corinthians, o elenco será formado por estudantes de artes cênicas, como circo e dança, e até por praticantes de capoeira.
Na Copa das Confederações, a festa foi composta por voluntários de qualquer área de atuação. A profissionalização dos responsáveis pelas coreografias é o trunfo que o Comitê Organizador Local (COL) tem para que qualquer tipo de protesto não ofusque o pontapé inicial do torneio realizado pela Fifa.
A mudança de perfil dos componentes do elenco, no entanto, não foi motivada pelo episídio ocorrido na cerimônia de 2013, segundo Ana Helena Silveira, gerente geral de Eventos do COL.
"É claro que a Copa das Confederações foi uma experiência incrível para nós, mas não há como comparar com as cerimônias da Copa do Mundo, que pela escala significativamente maior de atenção do público e da mídia, exige algo mais elaborado.
A direção artística do show deste ano é uma parceria entre um grupo de entretenimento internacional, liderado pelo Franco Dragone (diretor teatral que já trabalhou com o Cirque du Soleil), e coreógrafos brasileiros renomados.
Se no ano passado buscamos um elenco mais espontâneo, pois o objetivo era uma festa feita por pessoas comuns, desta vez convidamos alunos de escolas de dança, circo, capoeira e malabarismo", explicou ao iG Esporte.
"Nos ensaios o elenco tem se mostrado extremamente comprometido e o clima é de alegria e orgulho por participar de um evento que será transmitido para bilhões de pessoas no mundo todo.
O que temos visto no elenco é muita seriedade, até porque são alunos de escolas profissionalizantes. Estamos confiantes de que será um belo espetáculo", completou Ana.
A cerimônia de abertura da Copa do Mundode 2014 terá 15 minutos de duração, com início às 15h15 no estádio de Itaquera - Brasil x Croácia começa às 17h. São 600 pessoas no elenco, totalizando 1.200 envolvidos com o evento.
De acordo com um documento enviado pelo COL, serão quatro atos em "homenagem aos tesouros mais apreciados do Brasil: a natureza, as pessoas e o futebol.
Cada um deles é representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central 'viva'". A parte final será dedicada à música oficial do torneio, “We Are One”, com as interpretações de Pitbull, Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Olodum.
Embora os detalhes sejam cercados de segredos, um dos temas da cerimônia é recorrente: as belezas naturais do Brasil, já coreografados nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e na participação do país no encerramento da Olimpíada de Londres-2012, por exemplo.
Daphné Cornez, diretora artística do espetáculo, não o considera um clichê. "Não é uma questão de dificuldade (explorar outros temas), mas a natureza aqui no Brasil é tão exuberante, tão incrível, que será uma pena criar um show retratando os tesouros do Brasil sem falar sobre esta maravilhosa natureza.
Mas o público pode ficar tranquilo que haverá surpresas e elementos diferentes dos habituais. Além disso, a natureza é o primeiro ato do show. Depois, teremos as pessoas e o futebol. Não será uma cerimônia clichê, e sim uma bela homenagem ao Brasil", explicou.
Os envolvidos fizeram 150 horas de workshop, desde março, e acumularão 84 horas de ensaios até 12 de junho. A composição da trilha sonora levou dois meses e meio e ainda está sujeita a mudanças de acordo com os ensaios e antes da mixagem final, segundo o COL.
A belga Daphné, porém, elegeu outro fator como principal obstáculo nesse trabalho: o idioma. "A língua tem sido o maior desafio. Mas mesmo assim eu recusei um tradutor para estar mais próxima dos artistas e dos brasileiros. Aqui todos chegam com um sorriso no rosto para ensaiar, é impressionante. Isso dá muita força para superar qualquer desafio", disse a diretora artística da cerimônia de abertura da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário