MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de maio de 2014

Clientes de bancos de Macapá recebem dicas para evitar assaltos


'Saque Seguro' orienta usuários sobre medidas de segurança em agências.
Operação iniciou nesta sexta-feira, 30, em bancos de Macapá.

John Pacheco Do G1 AP

Rosana Fátima sendo orientada sobre segurança em agências  (Foto: John Pacheco/G1)Rosana Fátima sendo orientada sobre segurança
em agências (Foto: John Pacheco/G1)
Guardas municipais e líderes comunitários iniciaram na manhã desta sexta-feira (30) a operação 'Saque Seguro', que consiste na orientação de usuários de agências bancárias em Macapá sobre medidas de segurança. O objetivo é evitar a prática de assalto conhecida como 'saidinha de banco', na qual o assaltante rouba a vítima instantes após ela sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.
Dentro das agências, os orientadores indicaram práticas a serem adotadas pelos clientes, como não aceitar ajuda de estranhos ou não contar grandes quantias de dinheiro em público. A operação, realizada pela Polícia Civil, Guarda Municipal e coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), visitou agências bancárias no Centro, na Zona Norte e no bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá.
Pessoas procurando um caixa eletrônico que funcione, em agência bancária, em Macapá (Foto: Graziela Miranda/G1)Clientes receberam cartilhas com dicas de
segurança (Foto: Graziela Miranda/G1)
As recomendações passadas na operação já são usadas pela funcionária pública Rosana Fátima, de 56 anos, segundo afirma. Ela conta que vai  poucas vezes ao banco, e, nunca vai sozinha, sempre está acompanhada por um parente.
"Sei que no fim do mês, no período de pagamento tem essas pessoas que querem roubar, mas tomo os meus cuidados, não ando mais com bolsa e dou um jeito de esconder o dinheiro quando saco para não 'dar na vista'. Esse é um dos motivos para que até hoje eu não tenha sido assaltada", disse Rosana.
Rubivar Nobre, titular da Coordenadoria de Segurança Comunitária, lembra que todos estão suscetíveis a assaltos. Segundo ele, a maioria acontece em função do descuido do usuário, desde quando entra ao banco até a hora em que sai da agência, momento propício para a ação dos criminosos.
Rubivar Nobre, coordenador de segurança comunitária (Foto: John Pacheco/G1)Rubivar Nobre, coordenador de Segurança
Comunitária (Foto: John Pacheco/G1)
"Junto com as recomendações foi entregue para as pessoas uma cartilha com pequenas dicas para as próximas visitas ao banco. Entre as mais importantes está a observação e a percepção. Se a pessoa desconfiar de qualquer coisa ela pode comunicar imediatamente à segurança da agência ou procurar um policial militar", recomenda Nobre.
A Sejusp informa que a operação é de caráter preventivo, acrescentando que a capital ainda não tem altos índices de assaltos na saída dos bancos, em relação a outras cidades, destacou Nixon Kennedy, secretário de Segurança Pública. "Temos que evitar o crescimento desse tipo de ocorrência, e a ajuda dos líderes comunitários é importante no combate aos delitos de roubo, furto e estelionato", frisou.           
A Sejusp informou que as orientações com a presença de líderes comunitários e entregas de cartilhas serão realizadas mensalmente em Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário