MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Detran de AL multa 81 mil motoristas em cinco anos por dirigirem ao celular


Nos últimos cinco anos foram lavrados 81,7 mil autos contra condutores.
Violação de trânsito perde apenas para o excesso de velocidade no estado.

Do G1 AL
O uso de celular ao volante é a segunda infração mais cometida em Alagoas, perdendo apenas para o excesso de velocidade. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), nos últimos cinco anos foram lavrados 81,7 mil autos contra condutores que dirigem ao celular. Esse tipo de infração é considerado de natureza média e é passível de multa.
Os números são da Coordenadoria Setorial de Infrações do Detran. O Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração "dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular".
Por causa disso, o Detran/AL lançou, nesta sexta-feira (30), uma campanha educativa e publicitária para conscientizar os motoristas sobre os riscos de se utilizar o aparelho durante a condução de um veículo, na tentativa de reduzir o índice de acidentes no trânsito. A campanha busca explicar à população que a prática reduz a atenção das pessoas no trânsito.

Segundo explica o gerente de estatística do Detran, Renan Durval, um veículo na velocidade de 60km/h percorre o equivalente a 17m/s. “No segundo em que o condutor desvia a atenção para o telefone celular e demora a frear, significa que o veiculo andará mais 17m até parar, o que pode ser a diferença entre a vida e a morte”, alerta.

Pesquisa recente realizada pela Universidade de Chicago aponta que é mais difícil resistir à tentação de acessar as redes sociais do que dizer não a bebidas alcoólicas e ao cigarro. O estudo mostra que a dependência pelo uso do aparelho telefone tem levado muitas pessoas a procurarem ajuda especializada. No Brasil, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Ipq-HCUSP) revelou que 25% dos seus pacientes são viciados em redes sociais, sobretudo Facebook e Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário