MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de maio de 2014

Em Manaus, aeroporto volta a funcionar horas após pouso forçado


Neblina e pouso forçado de aeronave fizeram pista ser fechada.
Infraero contabilizou sete cancelamentos de voos e 10 atrasos.

Camila Henriques Do G1 AM
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na Zona Oeste de Manaus, retomou totalmente as atividades na manhã deste sábado (31), horas após um pouso de emergência forçar a interdição da pista de pousos e decolagens. O avião, vindo de Urucu, colidiu com uma anta ao decolar, danificando o pneu do trem de pouso. Com o acidente, voos foram cancelados e tiveram atrasos. Passageiros reclamaram da falta de informações por parte das companhias aéreas.
Ao G1, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o aeroporto voltou a funcionar normalmente por volta das 9h55, após ser fechado para decolagem às 1h55 e para pouso às 7h55.
Ainda segundo o órgão, sete voos foram cancelados por conta do incidente, ocorrido na noite de sexta-feira (30). Além dos cancelamentos, outros nove voos foram transferidos para outros aeroportos e dez estão atrasados (sendo cinco chegadas e cinco partidas).
Estudante que fará vestibular amanhã (1º) em São Paulo teve voo atrasado em quase dez horas (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Estudante que fará vestibular em São Paulo teve
voo atrasado em quase dez horas
(Foto: Camila Henriques/G1 AM)
No aeroporto, alguns passageiros de voos atrasados reclamaram da falta de informações. Foi o caso da estudante Hillary Cruz, de 17 anos. A jovem, que deveria ter embarcado para São Paulo (SP) às 4h45, teve que esperar quase dez horas no saguão do aeroporto.
"A previsão agora é que eu chegue às 23h45. É ruim, porque vou fazer vestibular amanhã, no início da tarde. Estou com medo de não conseguir descansar direito e isso influenciar na minha prova. O problema com o pouso forçado não dá para prever. É algo que foge do controle, mas o aeroporto tem o dever de nos deixar informados sobre o que está acontecendo. Cheguei aqui às 3h e não sabia de nada. Só nos falaram que o voo iria atrasar por volta das 5h, ou seja, quando ele já deveria ter saído daqui", acrescentou a estudante.
Casal aguarda voo no Aeroporto Eduardo Gomes; pouso forçado atrasou decolagens no local (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Casal aguarda voo no Aeroporto Eduardo Gomes;
pouso forçado atrasou decolagens (Foto: Camila
Henriques/G1 AM)
O casal Juliana e Paulo Brandolt também teve o voo transferido para outro horário. Naturais do Espírito Santo, os dois vieram a Manaus a trabalho. "Vamos embarcar no início da tarde, quando já era para estarmos chegando. É um imprevisto, mas vai nos prejudicar, até porque não estamos na nossa cidade", afirmou Paulo, de 47 anos.
As modificações ocorreram após um pouso de emergência de um avião da empresa Total no Terminal 2 do aeroporto, mais conhecido como "Eduardinho", na noite de sexta-feira (30). A aeronave saiu da Província Petrolífera de Urucu, em Coari, onde colidiu com uma anta na pista.
Pouso forçado
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trem de pouso da aeronave apresentou defeito após uma anta invadir a pista do aeroporto e atingir o avião. Quatro tripulantes e 45 passageiros estavam a bordo. O avião teve que ficar sobrevoando Manaus para queimar combustível e assim diminuir o risco de acidente.
Na pista do aeroporto Eduardo Gomes, foi montada uma operação envolvendo também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto conseguiu fazer o pouso com o pneu furado. Ninguém ficou ferido.
  •  
Bombeiros foram acionados e auxiliaram na saída dos tripulantes (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Bombeiros foram acionados e auxiliaram na saída dos tripulantes (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário