MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Clima de revanche cerca confronto entre Alemanha e Argélia


É uma das raras seleções que os alemães jamais venceram -ou a única, se considerados times com quem jogaram mais de uma vez
CORREIO 24 HORAS
A Alemanha é ampla favorita na partida contra a Argélia, em Porto Alegre, pelas oitavas de final da Copa. Não significa, porém, que será um confronto desprovido de rivalidade, ou até mesmo de certo clima de revanche, de parte a parte. Nas únicas duas vezes em que os países se enfrentaram, quem venceu foi a Argélia, por 2 a 0 num amistoso em 1964 e por 2 a 1 na Copa de 82. É uma das raras seleções que os alemães jamais venceram -ou a única, se considerados times com quem jogaram mais de uma vez.
Do lado argelino, cujo time nunca havia passado à segunda fase de um Mundial, o desejo é de vingar a chamada “Vergonha de Gijón”, episódio da Copa-82 em que a então Alemanha Ocidental e Áustria fizeram um “jogo de compadres” que acabou eliminando o país africano. Naquele torneio, liderados por Belloumi e Madjer, os argelinos bateram na estreia a Alemanha de Rummenigge, Breitner, Littbarski e Schumacher, então campeã europeia e já bicampeã mundial. Como depois perderia da Áustria, a Argélia dependeu do resultado do confronto entre os europeus na última rodada da primeira fase.
O treinador alemão, Joachim Löw, passou os últimos dias rejeitando o tema. “Tem mais de 30 anos que isso aconteceu, a maioria dos nossos jogadores nem tinha nascido, esse não é um assunto para nós”, disse. Já o técnico da Argélia, o bósnio Vahid Halilhodzic, declarou que o episódio pode servir de motivação ao time, que fará o possível para “ter a revanche”. Disse que as lembranças “não são boas”.
A Alemanha não poderá contar com Podolski, com uma lesão muscular. É provável que Götze volte ao time. Como de costume, Löw não divulgou a escalação. No meio-campo, Schweinsteiger, destaque na vitória sobre os EUA, disputa posição com Khedira. “Os dois têm grande influência para a seleção, são líderes. Recuperaram-se bem, depois de muito tempo machucados, mas não podemos esperar sua capacidade máxima”, disse Löw.
Alemanha treina para a partida (Foto: AFP)
Após temperaturas em torno dos 28 graus em seus três primeiros jogos, todos no Nordeste, os alemães devem atuar amanhã com pelo menos dez graus a menos. “Sair do calor para o frio é sempre mais fácil do que o contrário”, disse o capitão Lahm.
Halilhodzic voltou a se irritar com pergunta sobre o Ramadã, mês sagrado para os islâmicos, iniciado no sábado. Os fieis têm de jejuar e não podem beber água entre o nascer e o pôr do sol. A maioria do time argelino é de muçulmanos. Halilhodzic disse que essa é uma questão privada de cada jogador e que sempre concedeu “total liberdade” a eles. Acrescentou que a pergunta era desrespeitosa e ameaçou encerrar a entrevista se o assunto voltasse a ser mencionado.
ALEMANHA Neuer; Boateng (Mustafi), Mertesacker, Hummels e Höwedes; Schweinsteiger (Khedira), Lahm e Kroos; Özil, Müller e Götze T.: Joachim Löw
ARGÉLIA Mbolhi; Mandi, Medjani, Bouguerra, Halliche e Mesbah; Brahimi, Djabou, Feghouli e Bentaleb; Slimani T.: Vahid Halilhodzic Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 17h Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
NA TV: Band, Globo, Bandsports, ESPN Brasil, Fox Sports e SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário