MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de junho de 2014

Em RR, artesãos usam o buriti como matéria-prima para fazer mandala


Buriti é uma das árvores típicas do lavrado; eles retiram direto na natureza.
São confeccionadas peças como: mandala, espelho e quadros.

Neidiana Oliveira Do G1 RR
Artesanatos têm como obra-prima o buriti (Foto: Neidiana Oliveira/G1)Artesanatos têm como obra-prima o buriti, árvore típica do lavrado (Foto: Neidiana Oliveira/G1)
Transformar a madeira de uma das árvores típicas do lavrado roraimense, o buriti, em obras de arte. Este é o trabalho da artesã Aurelina dos Santos e o filho José Alberto Matias dos Santos. Eles trabalham há três anos com artesanatos produzidos em buriti. Para eles, esta é uma forma de converter produtos vindos da natureza em arte ecológica.
Mandalas de todos os tamanhos e modelos, quadros e espelhos, esses são alguns dos artigos confeccionados pelos artesãos. "Meu filho trabalhava com artesanatos no Piauí (PI) e veio a Roraima para cuidarmos do irmão dele. Nesse período, disse a ele para continuar com os artesanatos, mas devido a dificuldade para retirarmos a matéria-prima, devido as intervenções do Ibama, estamos fazendo aos poucos", contou Aurelina.
A inspiração para as peças, segundo a artesã, vem das formas da natureza. "O trabalho diário faz com que as criações fluam na nossa mente. Eu crio cada peça e meu filho faz a montagem. Ideias surgem de todos os lado, principalmente do próprio meio ambiente, onde encontramos as mais diversas formas nas flores, ávores e na paisagem em geral", revelou a artista, acrescentando que mandala é um elemento milenar feito com base em simbologias.
As talas de buriti são retiradas da natureza, mas Aurelina destacou que tudo é feito para que nada seja destruído. "Temos a consciência ambiental e não queremos degradar o meio ambiente. Por isso, fazemos a retirada em um terreno particular, localizado na zona Leste de Boa Vista", comentou a artesã.
Artesãos confeccionam as mandalas com talas de buriti, árvore típica do lavrado (Foto: Neidiana Oliveira/G1)Artesãos confeccionam as mandalas com talas de buriti, árvore típica do lavrado (Foto: Neidiana Oliveira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário