MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de junho de 2014

Sem unidade de saúde, pacientes são atendidos embaixo de árvore no TO


Atendimento é feito no quintal de um bar, no povoado Água Amarela.
Prefeitura de Araguaína disse que o local é escolhido pela comunidade.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
Enfermeiros atendem debaixo de unidade porque povoado não tem unidade de saúde, em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Enfermeiros atendem debaixo de unidade porque
povoado não tem unidade de saúde, em Araguaína
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
No povoado Água Amarela, em Araguaína, norte do Tocantins, os pacientes são atendidos embaixo de uma árvore, no quintal de um bar. Os profissionais da saúde improvisam um consultório, com cadeiras e mesas de plástico, a céu aberto, já que o local não tem uma unidade de saúde. De acordo com os moradores, o serviço é realizado pela equipe de enfermeiros e agentes comunitários de saúde da prefeitura, de uma a duas vezes por mês.
A população reclama. "Se tivesse um lugar adequado seria melhor", lamenta a aposentada Maria de Jesus Fernandes, que procura a equipe de saúde para receber remédios contra a pressão. O atendimento era realizado em um bar, mas há dois meses, os pacientes estão sendo atendidos embaixo de um pé de manga, no quintal do estabelecimento.
No consultório a céu aberto os pacientes precisam dividir espaço com cães e galinhas. Além disso, os moradores reclamam da sujeira acumulada no lugar. A reivindicação das mais de 200 famílias é para que o atendimento seja realizado, pelo menos, em um local fechado. "Nós queremos melhorias para nossa comunidade, que é praticamente um bairro de Araguaína. E até agora nada do poder público", reclama o representante dos moradores Edvaldo Sales.
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a comunidade não possui unidade de saúde e que os locais de atendimento nestes setores são escolhidos pela própria comunidade dentro do que recomenda o Ministério da Saúde. A secretaria reforça também que os atendimentos feitos pelas equipes de saúde na comunidade são a distribuição de receitas médicas para hipertensos e diabéticos, bem como o acompanhamento destes pacientes.
Caso semelhante
Em março, o G1 mostrou moradores do setor São Miguel, também em Araguaína, em uma situação parecida. Neste caso, os pacientes estavam sendo atendidos em um bar porque a Unidade de Saúde do bairro estava fechada para reforma. A Prefeitura de Araguaína informou que a reforma do posto foi concluída e a unidade voltou a funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário